Política

Temer vai liberar dinheiro das multas da repatriação no dia 10

Governadores assumem voluntariamente compromisso com o ajuste fiscal

Quinta - 01/12/2016 às 20:12



Foto: Marcos Corrêa/PR Wellington Dias com governadores e Michel Temer
Wellington Dias com governadores e Michel Temer

O presidente da República, Michel Temer, assumiu hoje (1º/12), durante reunião no Palácio do Planalto, em Brasília, o compromisso com os governadores das cinco regiões do país de autorizar a liberação, no dia 10 de dezembro, dos recursos das multas da repatriação.

Participarm da reunião no Palácio do Planalto com o presidente Temer, os governadores do Piauí, Wellington Dias; do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão; do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg; de Santa Catarina, Raimundo Colombo; de Goiás, Marconi Perillo, e do Pará, Simão Jatene., além da Secretária do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda, Ana Paula Vescovi e do Ministro da Fazenda, Henrique Meireles.

Os governadores, por “decisão voluntária”, assumiram o compromisso de retirar as ações no Supremo Tribunal Federal cobrando esses recursos e também de adotar medidas de austeridade fiscal, para controle das despesas e equilíbrio da previdência, de modo que os estados e a União possam ampliar os investimentos.

O governador Wellington Dias falou aos jornalistas logo após a reunião com o presidente Michel Temer. “Eu destaco da agenda dos governadores com o presidente da República e o ministro da Fazenda (Henrique Meirelles) como uma grande vitória do Brasil e dos Brasileiros”.

“Aqui primeiro tivemos o respeito à independência dos estados, à democracia, à autonomia, o entendimento para separar a parte da multa da repatriação, onde o presidente, tomando, como já tomou, a decisão do pagamento, e ele anuncia o pagamento até o dia 10 de dezembro, neste caso, é assinado um termo de acordo, onde de um lado a União de compromete o pagamento e coloca o dia 10 como data desse pagamento, do outro os Estados, no mesmo termo, desistem da ação e de qualquer efeito de novas ações futuras sobre multa de repatriação”, adiantou o governador do Piauí.

Wellington Dias considerou positiva a atitude dos governadores de assumir o compromisso com o presidente temer de continuar cortando gastos e buscando o equilíbrio das contas, principalmente em relação à previdência.

“Eu diria que foi a parte mais importante do encontro. Por uma posição voluntária dos governadores, há o compromisso com a austeridade fiscal, com o controle das despesas, com o equilíbrio da previdência, pensando em ampliar os investimentos”, destacou.

Segundo ele, serão 27 estados e o Distrito Federal, que juntamente com a União vão adotar, a partir de agora, medidas que se somam àquelas que já foram adotadas para construir com o ajuste fiscal e a redução dos gastos públicos.

“Aquelas que dependem do Congresso Nacional nós vamos trabalhar junto. Outras que dependem dos estados, cada estado vai agir, sempre respeitando a particularidade, a realidade, a autonomia de cada estado. A soberania do estado sempre prevalecendo”, frisou.

“Por essa razão, acho que quem ganha é o Brasil. Queremos a cada ano reduzir o déficit na previdência, reduzir o conjunto dos gastos para ampliar o crescimento dos investimentos, com isso contribuir com a geração de emprego, com investimento na qualidade de vida, com a rede de proteção aos mais pobres, aquilo que nos chamamos de desenvolvimento econômico com compromisso social. Acredito que foi uma grande vitória, não apenas de quem participou diretamente, mas uma vitória do Brasil”, concluiu.  

Wellington Dias expõe as razões dos EstadosWellington Dias expõe as razões dos EstadosFoto: Marcos Corrêa/PR 

Reunião em BrasíliaReunião em BrasíliaFoto: Marcos Corrêa/PR

Michel Temer ouve atento a fala do governador do PiauíMichel Temer ouve atento a fala do governador do PiauíFoto: Marcos Corrêa/PR

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: