Política

Temer recebe governadores das cinco regiões em Brasília

Os dois lados vão tentar um acordo para encerrar as ações no Supremo sobre as multas da repatriação

Quarta - 30/11/2016 às 23:11



Foto: Presidência da República Michel Temer com Wellington Dias
Michel Temer com Wellington Dias

Os governadores das cinco regiões do país vão se reunir com o presidente Michel Temer, nesta quinta-feira (1º/12), às 10h30, no Palácio do Planalto, em Brasília, para tentar chegar a um acordo sobre a liberação dos recursos das multas da repatriação. Os governadores querem que o dinheiro esteja na conta dos estados no dia 10 de dezembro. O encontro foi marcado pelo telefone pelo governador Wellington Dias na tarde desta quarta-feira.

"Fiz uma ligação, pelo Fórum dos Governadores do Brasil, ao presidente Temer colocando com muita clareza que os estados brasileiros não tinham como assinar um acordo que parecesse uma troca celebrada perante o Supremo. Mas (que há a) abertura, como já tínhamos anunciado antes, no sentido de garantir as condições de um entendimento, através do diálogo”.

Vão participar da reunião os governadores do Piauí, Wellington Dias (PT), pelo Nordeste; do Pará, Simão Jatene (PSDB), pelo Norte; de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), pelo Sul; do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), pelo Sudeste; de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) e do Distrito Federal, Rodrigo Rolemberg (PSB), pelo Centro-Oeste.  

Os dois lados assume compromissos. “Os governadores, de um lado, fazem uma carta dirigida ao presidente, onde ali assumimos o compromisso, como já estamos fazendo, de seguir nessa linha da austeridade fiscal, do controle dos gastos”, acrescentou Dias.

Nesse acordo, serão elencadas as medidas, algumas já em curso, e outras que serão anunciadas, de modo a ajudar os estados a economizarem recursos. “Medidas para equilibrar a previdência, para o controle de gastos com pessoal e custeio, para sobrar mais dinheiro para investimentos, para o desenvolvimento e para o social. Com isso, a gente garante as condições de alcançar os objetivos do Brasil”.

Temer também teria que dar garantias. “Do outro lado, separadamente um termo, uma minuta já elaborada pelos procuradores dos Estados para celebrar, perante o Supremo Tribunal Federal, um acordo onde a União diz: olha dia 10 de dezembro a União paga a multa da repatriação e os estados desistem da ação em razão desse pagamento e por este entendimento. Acho que com isso a gente encerra o conflito”.

Wellington Dias revelou que o presidente, prontamente, agendou a audiência com governadores das cinco regiões. “Por isso tenho que ficar em Brasília nesta quinta. E nesta quinta-feira, às 10h30, se Deus quiser, nós vamos ter esse encontro e espero chegarmos a um entendimento, a um bom resultado”.

Fonte: Paulo Pincel/Doroty Amaral, direto de Brasília

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: