Arte e Cultura

Teatro de Arena: 45º Festival de Violeiros tem início hoje

O festival tem entrada gratuita, a partir das 19h e acontece até dia 26 de agosto

Sexta - 24/08/2018 às 18:08



Foto: Ascom 45º Festival de Violeiros tem início hoje
45º Festival de Violeiros tem início hoje

Teresina recebe, a partir de hoje (24), repentistas e violeiros para se apresentarem no 45º Festival de Violeiros do Norte/ Nordeste. O evento traz apresentações até o dia 26 de agosto, a partir das 19h, no Teatro de Arena. A entrada é gratuita.

Há 45 anos violeiros se apresentam na capital Piauiense e mostram ao público o talento do improviso e da viola. Segundo o coordenador do festival e presidente da Associação dos Violeiros, Pedro Ribeiro, o evento é o maior do país. "Nosso festival atrai pessoas de todos os cantos do Brasil, somos o maior festival de violeiros do país. Além de avaliarmos os talentos, unimos os mais experientes com quem está começando", afirmou.

Os shows contam com a participação de violeiros vindos de todo o país. Cerca de 200 músicos veteranos e calouros se reúnem no palco durante as três noites de apresentação. "Este evento é sem dúvidas um dos maiores incentivos a nossa cultura, o repente e o cordel fazem parte da nossa história", afirmou Wellington Sampaio, coordenador de Divisão de Cultura Popular da Fundação Monsenhor Chaves.

O primeiro festival ocorreu em 1971 e no ano seguinte ocorreu em Fortaleza. Estes despertaram o interesse de repentistas de todo o Brasil e, a partir disso, vários estados começaram a fazer festivais e incentivar a cultura do repente e do cordel.  

Violeiros que desejarem participar devem procurar a Casa do Cantador, na Rua Lúcia, 1419, bairro Vermelha, zona Sul de Teresina. O Teatro de Arena fica localizado na Praça Marechal Deodoro, mais conhecida como Praça da Bandeira, no Centro de Teresina.


 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: