Política

TCE-PI comemora 118 anos nesta segunda-feira

Cursos, palestras e entrega de medalhas marcam o aniversário do tribunal

Domingo - 27/08/2017 às 11:08



Foto: Paulo Pincel Plenário do Tribunal de Contas do Estado (TCE)
Plenário do Tribunal de Contas do Estado (TCE)

Os 118 anos do Tribunal de Contas do Estado serão comemorados com muita festa nesta segunda-feira (28), a partir das 9h30. A programação inclui a realização de palestras e cursos, além da entrega do Colar do Mérito do TCE-PI a 14 autoridades e personalidades com serviços prestados ao Piauí.

O presidente do Tribunal, conselheiro Olavo Rebelo, destaca que as comemorações dos 118 anos do TCE-PI ocorrem num momento em que os Tribunais de Contas redefinem seu papel como órgãos de fiscalização e de controle externo. “O aumento das demandas políticas e sociais do país, e sobretudo da participação da sociedade no controle social, exigem dos Tribunais de Contas e das instituições como todo mais compromisso e responsabilidade não apenas com a fiscalização e o controle externo, mas também com a formação de bons gestores e com a qualidade da gestão pública”, diz ele. 

HOMENAGEM - A entrega da Medalha Colar do Mérito do TCE-PI, um dos pontos altos da programação do aniversário do Tribunal de Contas, é uma forma de reconhecer e agradecer a contribuição dos homenageados ao TCE-PI e ao fortalecimento da causa do controle externo.

Este ano, serão agraciados o juiz Max Paulo Soares de Alcântara e a auditora de Controle Externo Lucieni Pereira da Silva, do Tribunal de Contas da União; o contador Joaquim Pio Mendes Vieira Neto, a empresária Cristina Maria Miranda de Sousa, o engenheiro Francisco Gerardo da Silva, ex-prefeito de Teresina; o procurador-geral de Justiça do Estado, Cleandro Moura, e a procuradora de Justiça Rosângela de Fátima Loureiro Mendes.

Também receberão o Colar do Mérito o desembargador Sebastião Ribeiro Martins, do Tribunal de Justiça do Estado; o deputado estadual Wilson Nunes Brandão, o médico Gilberto Albuquerque, o reitor da Universidade Federal do Piauí, José Arimatéia Dantas Lopes e Patrício Piauiense Soares de Araújo, servidor do TCE-PI; o filósofo e teólogo Johannes Skorzak e o promotor de Justiça Rômulo Paulo Cordão.

Criado e instalado em 1893, no Governo de Coriolano de Carvalho e Silva, o TCE-PI é o mais antigo dos Tribunais de Contas dos estados brasileiros. Foi extinto pela Revolução de 1930 e recriado por força do Decreto-lei nº 1.200, de 24 de maio de 1946, após o fim da Ditadura do Estado Novo, no 1º Governo de Getúlio Vargas.

Fonte: Redação/TCE

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: