Política

TCE e CGE querem disseminar uso do SINCIN do Estado e municípios

Quinta - 07/09/2017 às 22:09



Foto: TCE-PI Reunião no TCE-PI
Reunião no TCE-PI

Representantes do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE) e da Controladoria-Geral do Estado (CGE), em reunião na quarta-feira (6) definiram os parâmetros para o uso do Sistema de Controle Interno  (SINCIN) no Piauí. A proposta do TCE é disseminar o usos do Sincin para os municípios e demais Poderes por meio de uma Instrução Normativa.

A reunião envolveu o conselheiro Lucianao Nunes, membros do Tribunal de Contas  ligados ao controle interno, DFAE (Diretoria de Fiscalização da Administração Estadual) e DFAM (Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal) além do gerente de Controle Interno da CGE. 

O SINCIN foi idealizado pela Gerência de Controle Interno, desenvolvido pela Gerência de TI da CGE e está sendo aplicado de forma experimental em dez órgãos do Governo estadual. O gerente de Controle Interno da CGE, Márcio Rodrigo Souza, explicou o funcionamento da ferramenta e ressaltou a parceria entre os dois órgãos. "Nossa reunião foi no intuito de discutir a minuta da nova IN do TCE que estabelecerá as diretrizes para estruturação dos controles internos no estado e municípios. A visão do TCE  coaduna com a visão da CGE quanto ao modelo estrutural do controle interno, o qual deve ser voltado para prevenção de riscos e correção de desvios".

O conselheiro do TCE, Luciano Nunes, esteve presente na reunião e comentou sobre os próximos passos a seguir. 
“Vamos dar seguimento, consequentemente, teremos novas reuniões. Efetivamente, as sugestões são excelentes e, na minha opinião, de grande valia para o exercício do Tribunal de Contas. Toda vez que se racionaliza, qualifica e dá um norte ao gestor isso em segurança e em maior nível de acerto. O que o controle interno está buscando fazer é evitar erros, coibindo desmandos, dessa forma a sociedade ganha”, disse o conselheiro.

Fonte: Assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: