Polícia

Situação na Custódia é estável depois do motim de domingo

Daniel Oliveira manteve o reforço da segurança e determinou a avaliação de danos

Segunda - 21/08/2017 às 12:08



Foto: Reprodução Secretário de Estado da Justiça, Daniel Oliveira
Secretário de Estado da Justiça, Daniel Oliveira

O secretário de Estado de Justiça, Daniel Oliveira, avaliou a situação na Casa de Custódia como “estável”.  O motim iniciado às 20h do domingo foi controlado por volta da meia noite. Cinco presos saíram feridos. Não houve morte durante a revolta, mas três pavilhões foram destruídos. “A situação agora é de estabilidade. Vamos manter durante todo o dia de hoje o reforço tanto de policiais militares quanto de agentes penitenciários".

Além de manter a PM e os agentes na unidade, a Gerência de Engenharia da Secreraria de Justiça vai avaliar os danos na Custódia. "Determinei que a equipe de engenharia nossa possa fazer uma avaliação dos danos causados. As imagens vão permitir que nós possamos punir esses detentos por dano ao patrimônio público. Essas ações estão em curso e vamos manter essa linha de trabalho, com disciplina, com respeito, garantindo a ordem, sabendo que se acontecer algum episódio como esse de ontem, o Estado vai agir de forma rápida para manter a unidade sob controle e a segurança dos nossos agentes”, adiantou o secretário.

A princípio, a informação que chegou à Sejus era de que estava havendo uma rebelião em vários pavilhões mas após a primeiras incursões na Casa de Custódia, constatou-se que era um motim, provocado por um grupo de presos, que serão identificados pelas imagens das câmeras de monitoramento e punidos na forma da lei, segundo o secretário.

“A principal causa ou motivação que se a gente pode observar é a implantação e a utilização de novas regras, de uma nova metodologia disciplinar na unidade. A principal insatisfação dos detentos foi basicamente em relação as questões disciplinares. Estamos agindo na forma da lei e vamos continuar assim”, garantiu Daniel Oliveira.

O secretário também prometeu punições administrativas para os responsáveis pela entrada do celular e outros objetos nos presídios. “Quando se constata a entrada celular punição para o detento e para a cela onde foi aprendido esse equipamento”.

A instalação das câmeras de monitoramento, que vai evitar a entrada de equipamentos na Custódia, também foi uma das causas do motim. “O novo monitoramento por câmeras. Esse sistema moderno permite que possamos apurar alguns crimes, tanto dentro da unidade quanto no perímetro externo e isso causou insatisfação, mas nos vamos continuar agindo de forma bastante firme para garantir a disciplina e a ordem dentro do sistema penitenciário do Estado”.  

A nota da Sejus, divulgada ontem à meia-noite:

"O motim na Casa de Custódia foi controlado. Os três pavilhões amotinados (E, F e H) foram estabilizados pelas forças de segurança. Até o momento, não há indícios de feridos ou mortos. As equipes da Tropa de Choque da Polícia Militar, Bope, Comando de Operações Prisionais, Corpo de Bombeiros e agentes penitenciários permanecem na unidade, para garantir total estabilização. A Secretaria de Justiça e a gerência da casa de Custódia farão uma vistoria na unidade, para verificar a situação geral no presídio e prevenir a ocorrência de novos distúrbios. Equipes da Diretoria da Unidade de Administração Penitenciária (DUAP) e Diretoria de Inteligência e Proteção Externa (Dipe) estão na penitenciária, coordenando a ação de contenção.A equipe da Diretoria de Humanização e Reintegração Social também está na unidade, dando suporte aos familiares de detentos. Uma ambulância do Samu foi colocada à disposição do presídio. Secretaria de Estado de Justiça do Piauí", diz a nota.

Fonte: Redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: