Educação

UESPI abre novo curso de bacharelado com vagas para o SISU 2019

A UESPI é a primeira IES pública do estado com curso de bacharelado em Educação Física

Sábado - 24/11/2018 às 15:11



Foto: CCOM lançamento SISU
lançamento SISU

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) lançou nessa manhã (23) o edital de seleção de candidatos  do SISU 2019 (Sistema de Seleção Unificada) com o novo curso de Bacharelado em Educação Física do Piauí, o primeiro em uma universidade pública no estado. São 3.805 vagas ofertadas no SISU para 101 cursos em 12 campi, sendo 35 vagas para o bacharelado, no campus Poeta Torquato Neto, em Teresina.

O reitor Nouga Cardoso afirma que a população do estado sempre buscou a formação na área de bacharelado em Educação Física, mas só tinha essa opção nas instituições privadas. “A Universidade, dentro da sua missão de ofertar à população piauiense formação superior de qualidade, abraçou essa área. Isso se tornou possível com o convênio feito com as Polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros”, ressalta.

O coordenador do curso de Educação Física, Moisés Mendes, afirma que o curso já está todo estruturado. “O quadro de professores é o mesmo da licenciatura. A estrutura física do curso também está completa e conta com o suporte da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e as estruturas do Corpo de Bombeiros e Polícias Civil e Militar”, disse.

Ele também explica que a implantação do bacharelado vai expandir a atuação do profissional no estado, pois há diferenças de atuação entre os formados nos cursos de licenciatura e bacharelado. “O licenciado atua em escolas, na educação formal. O bacharel atua nas academias, clínicas e escolinhas”, pontua.

O diretor do Centro de Ensino, Instrução e Pesquisa da Polícia Militar, Coronel Silva Ramos, afirma que essa parceria é de extrema importância, e que a UESPI sai na frente em relação às demais universidades. A instituição contará com os equipamentos disponíveis no Batalhão de Rondas Ostensivas de Naturezas Especiais (RONE) com sua piscina, Centro de Educação Profissional – CEP (antigo CFAP) e Academia de Polícia da Polícia Civil (ACADEPOL) com a estrutura de academias para darem suporte aos futuros bacharéis.

“A Polícia Militar, como uma parceira permanente da sociedade, não podia ficar de fora. Nós temos academias, piscinas e laboratórios, e fizemos questão de ceder essa estrutura para a universidade”, destaca o Coronel.

Presente desde o início das discussões acerca da implantação do curso, o Deputado Federal Fábio Abreu afirma que tem bastante interesse em colaborar com o curso. “É extremamente importante ter uma estrutura dentro da Secretaria de Segurança(SSP) que possa colaborar com a UESPI, afinal o curso faz-se necessário, pois é uma exigência do mercado de trabalho. Além da cessão das instalações da SSP, iremos buscar recursos para que o curso seja implantado não só na capital, mas também em Picos e Parnaíba”, aponta.

Edital do SISU é lançado

A UESPI oferta o edital Sisu 2019 com 3.805 vagas para 101 cursos de graduação, modalidade presencial, para os 12 campi da instituição, ingresso no 1º e/ou 2º semestre de 2019, conforme Termo de Adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SISU).

De acordo com o edital do MEC, as inscrições serão feitas no período de 22 a 25 de janeiro de 2019 (horário de Brasília), no site do SISU.

Do total das vagas ofertadas na universidade por curso e turno, 30% (trinta por cento) serão reservadas às políticas de Ações Afirmativas correspondentes aos candidatos cotistas (AF1 e AF2), em decorrência do disposto na Lei Estadual nº 5.791, de 19 de agosto de 2008, e 70% (setenta por cento) serão destinadas à Ampla Concorrência (AC).

As vagas serão destinadas para os Campi/Centro de Teresina (Poeta Torquato Neto, Clóvis Moura e CCS), Bom Jesus, Campo Maior, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Picos, Piripiri, São Raimundo Nonato e Uruçuí. A seleção dos candidatos no SISU será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) referente ao ano de 2018. O resultado da primeira edição do processo seletivo de 2019 será divulgado no dia 28 de janeiro de 2019.

Confira:

EDITAL UESPI SISU 2019

QUADRO DE VAGAS SISU 2019

TERMO DE ADESÃO SISU  2019

ANEXO II TERMO DE COMPROMISSO EDITAL UESPI PREG 006.18 SISU 2018.2

ANEXO III Modelo de autodeclaração EDITAL UESPI PREG 006.18 SISU 2018.2

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: