Geral

Sine já atendeu mais de 115 mil trabalhadores no Piauí somente em 2016

Além dos atendimentos diários, houve 5.677 vagas captadas nas empresas e 8.180 encaminhamentos para o mercado de trabalho.

Terça - 22/11/2016 às 18:11



Foto: Marcelo Cardoso Sine Teresina Piauí.
Sine Teresina Piauí.

O Sistema Nacional de Emprego (Sine-PI) atendeu, de janeiro a outubro de 2016, cento e quinze mil e dezesseis pessoas (115.016). O órgão oferta informações e orientações sobre o mercado de trabalho, intermediação de mão de obra, Seguro-Desemprego, qualificação de mão de obra, apoio ao trabalho autônomo e expedição de Carteira de Trabalho e Previdência Social.

Além dos números de atendimentos diários, houve 5.677 vagas captadas nas empresas e 8.180 encaminhamentos para o mercado de trabalho. Para o Seguro-Desemprego, foram atendidas ainda 67.869 pessoas e 17.628 inscritos no sistema do Sine. A intermediação de mão de obra é realizada por meio do atendimento no balcão do órgão e, para participar do processo seletivo para alguma das vagas, o trabalhador deve agendar atendimento no site do sistema.

O Sine solicita ainda que, ao se dirigir ao atendimento, o trabalhador porte os documentos RG, Carteira de Trabalho, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e certificados de qualificação para facilitar o cadastro. Caso tenha disponível alguma vaga de acordo com o perfil do trabalhador, o mesmo será encaminhado para participar de processos seletivos nas empresas, diretamente no setor de atendimento, ou após avaliação do Serviço de Psicologia, caso contrário, o candidato será orientado a voltar ao Sine para acompanhar o processo de solicitação de vaga. Os dados devem ser atualizados sempre que o trabalhador mudar de endereço, telefone ou realizar novos cursos de aperfeiçoamento e capacitação profissional.

Para o secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Gessivaldo Isaías, a solução para diminuir as taxas de desemprego está na junção da qualificação com a intermediação da mão de obra. “A parceria entre a Setre e o Sine é para melhorar cada dia mais a vida do cidadão. Juntar a qualificação com a intermediação da mão de obra se tornou o casamento perfeito para o nosso trabalho e nosso objetivo é aprofundar e melhorar essa ação dentro do nosso estado”, conclui o gestor.

Sine

O Sine é uma diretoria da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, tendo como meta a organização do mercado de trabalho no estado. 

No Piauí, o Sine conta com 18 postos de atendimento, além de Teresina, o sistema tem sedes em Bom Jesus, Floriano, Esperantina, Oeiras, Piripiri, Corrente, São João do Piauí, Valença, Uruçuí, Pedro II, Picos, Parnaíba e São Raimundo Nonato. Para verificar os endereços dos postos de atendimentos e outras informações sobre o Sine, o interessado deve acessar o site www.sine.pi.gov.br.

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: