Saúde

Shopping da cidade recebe mobilização alusiva ao dia de combate à AIDS

Os profissionais estarão realizando uma mobilização com panfletagem e distribuição de insumos

Quarta - 30/11/2016 às 14:11



Foto: Divulgação Testes rápidos
Testes rápidos

No Dia Mundial de Combate à AIDS, 1º de dezembro, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) promove uma manhã de educação e prevenção no Shopping da Cidade. Técnicos da coordenação de DST/AIDS e profissionais treinados em testagem rápida estarão no local das 8h às 13h.

Os profissionais estarão realizando uma mobilização com panfletagem e distribuição de insumos de prevenção aos transeuntes. Além disso, realizarão testes rápidos para HIV, Sifilis e Hepatites B e C. “É um exame gratuito, eficiente e a pessoa recebe o resultado em no máximo meia hora”, afirmou Alana Niége, enfermeira do Programa de DST/AIDS da capital.

A ação, que tem sido realizada durante toda esta semana, tem por objetivo promover a adoção de práticas sexuais seguras como forma de reduzir a incidência de AIDS e DSTs, através da informação e disponibilização de preservativos, além de realizar diagnósticos precoces. Para isso, foram escolhidos locais que concentram um grande número de pessoas e segmentos da população que tem pouco acesso aos serviços e aos insumos de prevenção para a realização de panfletagem e distribuição de insumos.

A campanha conta ainda com apoio das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, que estão realizando palestras educativas para a população. Estes locais já contam com preservativos disponíveis gratuitamente, sem a necessidade de receita médica ou consulta para sua aquisição.

No dia 1º de dezembro, comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A campanha do Ministério da Saúde este ano busca discutir as questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV/aids sob o ponto de vista do estigma e do preconceito. Além disso, a ideia é estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a AIDS afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos estamos vulneráveis.

Segundo dados do Ministério da Saúde, ter o HIV não é a mesma coisa que ter a AIDS. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: