Geral

Setut adota providências para tentar barrar assaltos a ônibus

Em relação à ocorrência de assaltos em ônibus, o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte

Quinta - 10/04/2014 às 21:04



Foto: Assessorias/Setut Ônibus em Teresina
Ônibus em Teresina
Para barrar a onda de assaltos em ônibus urbanos, o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut), Herbert Miura, informou que medidas importantes têm sido tomadas para reforçar a segurança de passageiros, motoristas e cobradores.

“O problema relacionado a assaltos nos ônibus tem relação, na verdade, com o aumento da violência como um todo, que atinge nossa sociedade de forma generalizada”, declarou o presidente.

Segundo Herbert Miura, assaltos estão acontecendo em todos os lugares – nas ruas, praças, residências, agências bancárias, restaurantes e outros estabelecimentos –, e não apenas nos ônibus. “Trata-se, portanto, de uma questão de segurança pública, cuja obrigação é do Estado, que precisa proporcionar as condições para ampliar a segurança dos cidadãos, e coibir a criminalidade, mas estamos fazendo a nossa parte, colaborando com nossas autoridades”, completou.

Entre as medidas enumeradas pelo presidente do Setut, está a implantação de câmeras a bordo de todos ônibus que compõem a frota do sistema de transporte público teresinense. O empresário informou ainda que o Setut mantém um departamento específico, com 16 funcionários, que atuam exclusivamente para monitorar as imagens gravadas pelas câmeras “on board”. “Quando detectamos problemas, acionamos às autoridades, e disponibilizamos as imagens à polícia.”

Câmeras nos ônibus

Além das câmeras, todos os veículos das 13 empresas que exploram as concessões, para operar no sistema de transportes públicos, estão equipados com cofres, de modo a aumentar as condições de segurança para motoristas e cobradores. Ainda de acordo com o presidente do Setut, mesmo tomando medidas, dentro de sua alçada, para ampliar as condições de segurança para passageiros e tripulantes dos ônibus, o sindicato tem acionado a Polícia Militar (PM).

Herbert Miura lembra que vários ofícios foram encaminhados à PM solicitando reforço no serviço de policiamento ostensivo, por exemplo, nas praças do Centro, onde os cidadãos estão sendo assaltados em decorrência de um sistema de segurança deficiente. Quanto aos bairros, como Santa Maria da Codipi, Promorar, Bela Vista, Parque Piauí e Vale do Gavião, onde houve assaltos em ônibus, o presidente do Setut frisou que o Estado precisa reforçar a segurança nestas áreas.

“Pedimos ao Governo do Estado, através da Secretaria da Segurança Pública, para que sejam tomadas as providências que toda a sociedade espera, no sentido de combater o banditismo, e aperfeiçoar os mecanismos de policiamento ostensivo”, declarou o presidente do Setut. “No que depender das empresas de transporte coletivo, estaremos sempre agindo para melhorar a segurança nos ônibus, e colaborar com as autoridades policiais. 

Fonte: Assessorias

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: