Política

Sessão solene comemora o Dia da Consciência Negra

A Assembleia Legislativa realiza a sessão solene nesta sexta-feira (09)

Quinta - 08/09/2016 às 16:09



Foto: Caio Bruno/Alepi Deputada estadual Flora Izabel (PT)
Deputada estadual Flora Izabel (PT)

A Assembleia Legislativa realiza sessão solene nesta sexta-feira (09) para comemorar o Dia da Consciência Negra, criado no Brasil em 2003. O requerimento é da deputada Flora Izabel (PT).

A data é comemorada o feriado em mil cidades brasileiras. No Piauí o Dia Estadual da Consciência Negra é comemorado, anualmente, depois da aprovação da do Projeto de lei do então deputado Olavo Rebêlo, na época, em 1998, do Partido dos Trabalhadores e sancionada pelo então governador Mão Santa, dia 07 de janeiro de 1999. 

Conforme a lei estadual, a partir de então, o Governo do estado, através do Conselho Estadual de Cultura realizará, anualmente, concurso público para a escolha do selo comemorativa do Dia Estadual da Consciência Negra. Voto de louvor – Dia 29 de fevereiro desse ano foi aprovado na Assembleia legislativa Voto de louvor da deputada Flora Isabel (PT) para que seja encaimhado expediente ao Instituto da Mulher Negra AYABÁS e à Rede de Desenvolvimento Humano – REDEH.

Na justificativa, a parlamentar explica que o “Instituto da Mulher Negra – AYABÁS e a Rede de Desenvolvimento Humano, lançara em Teresina, em março último o Projeto ' Memória 'Lélia Gonzalez – O feminismo Negro no Palco da História'. O evento, marca o início das comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, dia 08 de março.  
 

Fonte: Alepi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: