Cultura

Sessão com debate dos Cinemas Teresina terá ator global Armando Babaioff

O filme é o primeiro longa-metragem do diretor Alvaro Furloni
Fonte: Icone comunicação | Editor: Da redação 19/02/2019 13:49
Homem Livre Homem LivreFoto: Icone Comunicação

A primeira sessão com debate dos Cinemas Teresina de 2019 acontece dia 27 de fevereiro, a partir das 19h30. O diretor Alvaro Furloni e o ator global Armando Babaioff estarão em Teresina para um bate-papo sobre o novo longa “Homem Livre”.

O filme é o primeiro longa-metragem do diretor Alvaro Furloni. A trama gira em torno de Hélio (Armando Babaioff), um ex-ídolo do rock que, após passar anos na cadeia por um crime que chocou o país, encontra abrigo em uma pequena igreja evangélica. Ele só quer ser esquecido, mas seu passado volta a assombrá-lo.

Cerca de 80% do filme é ambientado em um único local, uma igreja suburbana onde Hélio se refugia. O mundo é visto pelo prisma do personagem, e a inquietação que ele sente é transmitida através da linguagem visual do filme. A câmera subjetiva nos coloca em sua perspectiva distorcida e evoca sua inquietação doentia.

“Eu sempre quis que o filme passasse uma sensação claustrofóbica, para mostrar como o seu protagonista continuava preso mesmo após sair da cadeia. O grande desafio para deixar o filme visualmente atrativo foi criar vários moods para a locação principal, de forma que ela nunca fosse filmada exatamente da mesma maneira. Ao longo do filme, há um reposicionamento constante das fontes de luz e do mobiliário no quarto do protagonista. Assim, embora o personagem permaneça confinado em um único lugar durante a maior parte do tempo, o público não fica com a sensação de que está vendo a mesma coisa repetidas vezes”, explica Alvaro.

Outro elemento importante em “Homem Livre” é a comunidade evangélica onde o protagonista vive. “Igrejas evangélicas, de uma forma geral, são espaços que lidam o tempo todo com culpa e perdão, os principais temas do filme. Não por acaso, a conversão religiosa é um caminho bastante recorrente para ex-detentos famosos, que buscam nas igrejas um abrigo que não encontram em qualquer outro lugar. Porém, é comum que essas conversões sejam vistas com uma dose de ceticismo pela sociedade, como se o ex-presidiário e a igreja estivessem escondendo as suas reais motivações”, explica Alvaro que antes do filme, não havia tido nenhuma experiência relevante com a comunidade evangélica.

“Acabei aprendendo muito durante a preparação para o filme. Para quem não conhece, como era o meu caso, é comum enxergar os chamados “crentes” como uma única categoria, atribuindo a todos uma série de características negativas. Mas, a verdade é que existem inúmeras vertentes evangélicas e a igreja retratada no filme é um bom exemplo”, ele complementa.

Além de Armando Babaioff (“Prova de Coragem”) como Hélio, o elenco traz Flávio Bauraqui (“Nise: O Coração da Loucura”), Rosane Mulholland (“Tudo Acaba em Festa”), Márcio Vito (“Pendular”), Giancarlo Di Tomasso (“Gonzaga - de Pai para Filho”), entre outros.

“Homem Livre” fez sua première no 6o Olhar de Cinema - Festival Int'l de Curitiba, foi premiado no 10o Festival de Cinema de Triunfo (Melhor Ator para Armando Babaioff e Melhor Montagem) e estreia comercialmente dia 21 de fevereiro em todo o Brasil pela Olhar Distribuição.

O projeto Sessão com Debate dos Cinemas Teresina foi criado em 2017 com o objetivo de fomentar o cenário cultural, enaltecer a arte do cinema, além de aproximar o público com a realidade da produção. Esta será a 14º edição do projeto dos Cinemas Teresina, que nestes dois anos recebeu a presença de grandes diretores e/ou atores. Os ingressos para a sessão de Homem Livre podem ser adquiridos no site dos Cinemas Teresina ou na bilheteria.

Sobre o diretor

Alvaro Furloni é um cineasta brasileiro formado em cinema pela Universidade Federal Fluminense. Tem no currículo 6 curtas: “Quem vai chorar quando eu morrer?” (2005), “Frio” (2006, indicado para o 26o Student Academy Awards), “Holanda” (2007), “Esconde-Esconde” (2007, premiado no 40o Festival de Brasília), "Tem Alguém Feliz em Algum Lugar" (2015) e “O Homem na Caixa” (2018, eleito Melhor Curta-metragem Nacional pelo Júri Popular no 26o Anima Mundi). Ele criou a série de TV “Contatos”, atualmente em desenvolvimento.

Sobre o ator

Armando Babaioff nasceu em Recife, Pernambuco. O ator é formado pela Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna e pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) em artes cênicas. Já protagonizou, ao lado de Vera Fischer, o espetáculo "A Primeira Noite de um Homem", com direção, tradução e adaptação de Miguel Falabella. Sua estreia na TV foi em 2006, na Rede Globo, interpretando o personagem Felipe na novela Páginas da Vida, de Manoel Carlos. Recentemente viveu Ionan Falcão na novela Segundo Sol, da Rede Globo. No cinema, Babaioff fez “Sangue Azul”, “Prova de Coragem” e gora vive Hélio em “Homem Livre”.

Comentários