Saúde

Sesapi e Uespi realizam ações de saúde em atenção ao idoso

Serão realizadas rodas de conversa, serviços de saúde e exercícios físicos.

Quarta - 04/10/2017 às 16:10



Foto: Uespi Uespi
Uespi

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), realiza uma programação especial em alusão ao Dia do Idoso, com o tema “Envelhecer com Saúde: educar é previnir”, no dia 05 de outubro, na praça de alimentação do Shopping Rio Poty, das 15h às 18h. O evento é gratuito.

Haverá uma roda de conversa sobre orientações e prevenção de quedas. Será ofertado serviços de aferição de pressão, verificação de peso, verificação do índice de massa corpórea (IMC), e medição de circunferência abdominal, além de orientações sobre doenças crônicas como diabetes, hipertensão e acidente vascular cerebral (AVC). Também serão realizadas atividades de alongamento.

No total, são 25 voluntários entre professores e alunos dos cursos de Fisioterapia e Enfermagem que estarão envolvidos diretamente com estas ações.

O pró-reitor de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários da Uespi, Raimundo Dutra, ressalta que a universidade trabalha continuamente com ações e projetos de extensão que dão atenção à terceira idade. “Durante o ano inteiro, a Uespi tem ações direcionadas para os idosos. A universidade tem alunos e professores dos mais diversos campi, dos mais diversos cursos com ações direcionadas para o público idoso, sem falar dos programas como a Universidade Aberta da Terceira Idade, o Núcleo de Atividade Física da Terceira Idade, o grupo de Teatro da Terceira Idade, e o Coral da Terceira Idade”, pontua Dutra.

Projetos da Uespi para terceira idade

Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati)

A Unati funciona, desde 2007, com turmas de 40 pessoas a partir de 55 anos. O curso tem entrada anual e funciona nos dias de terça e quinta-feira no turno da manhã e oferece disciplinas de diversas áreas, distribuídas em cinco módulos, com quatro disciplinas por semestre, perfazendo um total de 400 horas. Tem duração de dois anos e meio e funciona no campus Poeta Torquato Neto em Teresina.

Núcleo de Atividade Física da Terceira Idade (Nuti)

O núcleo atende cerca de 300 pessoas a partir de 60 anos de idade, distribuídas em quatro turmas, sendo três no Campus Poeta Torquato Neto, bairro Pirajá, nos dias de terça-feira e quinta-feira, 16h às 17h, e quarta-feira e sexta-feira, 7h30 às 8h30 e 16h às 17h e uma no bairro Vermelha, nos dias de quarta-feira e sexta-feira, de 16h às 17h.

As aulas são ministradas duas vezes na semana com duração de uma hora aula cada, com atividades de ginástica, dança, jogos recreativos, alongamento, relaxamento, palestras, debates, passeios e festas comemorativas. Os alunos recebem acompanhamento médico, orientação psicológica e aulas de atividade física por alunos extensionistas dos cursos de Medicina, Psicologia e Educação Física.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: