Política

Senadora debate igualdade de gênero e participação política de mulheres

Regina Sousa era convidada do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento

Terça - 25/04/2017 às 23:04



Foto: Reprodução Senadora Regina Sousa (PT-PI)
Senadora Regina Sousa (PT-PI)

A convite do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a senadora Regina Sousa (PT-PI) foi uma das palestrantes da Mesa de Debate “Igualdade de gênero e participação política de mulheres no nível local”, que aconteceu nesta terça-feira (25) durante o Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável. O evento, em Brasília, reuniu autoridades de todo o país, além de pesquisadores, estudantes e integrantes de delegações estrangeiras.

O PNUD aproveitou o evento para divulgar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos como meta pela ONU, priorizando, sobretudo, a igualdade de gênero. Regina Sousa apoiou o esforço da instituição internacional, afirmando que é preciso reforçar e garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades em todos os espaços de poder, começando pela família e terminando na esfera pública.

“Não podemos acreditar em mudanças enquanto meninas forem criadas para serem subalternas aos meninos, enquanto mães se sentirem inferiores aos pais”, afirmou. “Quando uma criança faz uma “malinagem”, muitas vezes vemos a mãe dizer a frase ‘vou contar para o seu pai’, sem perceber que, com isso, está abrindo mão de seu papel na família e contribuindo para um empoderamento ainda maior do masculino frente ao feminino”.

Muito aplaudida pela plateia, a palestra da senadora foi citada de forma elogiosa pelas oradoras que a secundaram, como Juliana Wenceslau, do PNUD, Lia Zanotta, da Universidade de Brasília, Iara Pietricovsky, do Instituto de Estudos Socioeconômicos – INESC, Nadine Gasman, da ONU-Mulheres e Olívia Santana, secretária do Trabalho do Estado da Bahia.

Fonte: Assessoria parlamentar

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: