Educação

SEMEC capacita profissionais para preparo e distribuição de alimentação saudável nas escolas

A capacitação acontece no Centro de Formação Odilon Nunes

Quarta - 18/01/2017 às 21:01



Foto: Ascom Capacitação de professores
Capacitação de professores

Gestores e profissionais que realizam o preparo da alimentação nas escolas da rede municipal de Ensino participam hoje (18) e amanhã (19) de capacitação que tem por objetivo qualificá-los para a importância do processo de recebimento, acomodação, preparação e distribuição da merenda escolar. A capacitação acontece no Centro de Formação Odilon Nunes, nos turnos manhã e tarde, e está sendo ministrada pela equipe da Gerência de Assistência ao Educando, da Secretaria Municipal de Educação (Semec), como parte das ações do Programa Nacional Alimentação Escolar (PNAE).

Segundo Madalena Leal, gerente de Assistência ao Educando, a Prefeitura garante a alimentação escolar aos alunos de todas as escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. “A Divisão de Merenda Escolar da SEMEC possui todo o cuidado em relação à merenda escolar dos estudantes da Rede Municipal de Ensino. A equipe de nutrição a cada semestre prepara capacitações tanto com a equipe gestora das escolas, como também com os profissionais que realizam o preparo desses alimentos, de forma que possa suprir as necessidades nutricionais diárias dos alunos, contribuindo assim para uma melhor aprendizagem e favorecer a formação de bons hábitos alimentares”, explica.

Durante a formação estão sendo abordados assuntos baseados no que diz a Lei Nº11947 de 16 de junho de 2009, com Resolução/FNDE/CD/Nº26 de 17 de junho de 2015, que enfatiza por alimentação escolar todo alimento oferecido no ambiente escolar, independente de sua origem, durante o período letivo. Assim, a equipe de nutrição orienta sobe os cuidados de lanches trazidos de casa pelos estudantes.

Outro ponto importante discutido no encontro é o controle do desperdício. Nesse sentido, os profissionais que trabalham diretamente com o preparo da merenda escolar são orientados a realizarem o preparo da quantidade necessária diária para que não haja desperdícios. Higienização correta, acondicionamento do alimento, manipulação do preparo do alimento e preparação das refeições foram outros assuntos destacados também na capacitação. Todos os cardápios são elaborados por nutricionistas que fazem o acompanhamento das escolas.

Para Raimunda Soares, diretora do Centro Municipal de Educação Infantil Tia Helena, o curso de capacitação com o tema Merenda Escolar é de grande importância para os gestores. “Falar sobre merenda escolar é sempre algo muito sério. A manipulação dos alimentos quando feita de forma correta e higiênica garante às nossas crianças o direito a uma alimentação de qualidade. Nós diretores temos a obrigação de zelar pelo bom acondicionamento e preparação das refeições oferecidas em nossas escolas. Recebemos gêneros alimentícios de excelente qualidade, portanto, essa qualidade deve está presente nas refeições diárias que ofertamos ao nosso alunado”, afirma.

Fonte: Portal PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: