Política

Segurança é reforçada e acesso restrito na Assembleia

GATE, RONE, BOPE e GTAP vão garantir a integridade de deputados e servidores

Quinta - 22/12/2016 às 16:12



Foto: Paulo Pincel Comandos táticos especiais da PM na Assembleia
Comandos táticos especiais da PM na Assembleia

A partir de segunda-feira (26), o acesso à Assembleia Legislativa vai ser restrito, inclusive com a utilização de detectores de metal nas duas entradas do Palácio Petrônio Portela. Todos os comandos especiais da Polícia Militar do Piauí vão reforçar a segurança da sede do Legislativo, enquanto houver sessão em Plenário.

Hoje (22), integrantes dos batalhões de Operações Especiais (BOPE), do Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE) do Grupo de Ações Táticas (GATE), do Grupo Tático Aeropolicial (GTAP) estiveram reunidos com o comandante da Guarda da Assembleia Legislativa, coronel Cristiano Gomes de Paula, para definir um plano de atuação das forças especiais da PM na próxima semana, de modo a garantir a segurança dos deputados e dos servidores da Casa.

A medida objetiva evitar que se repitam as agressões e o vandalismo ocorridos na manhã de quarta-feira (21) na entrada do gabinete da Presidência. A segurança vai permanecer reforçada até o início do recesso, ainda sem previsão da começar, já que a sessão desta quinta-feira (22), que regimentalmente deveria ser a última do ano, foi suspensa por falta de quórum.

A sessão permanece suspensa até que haja quórum em plenário para votar o Orçamento Geral do Estado, o que deve ocorrer na próxima semana, quando também deverá ser votado e aprovado o ajuste fiscal proposto pelo Executivo, inclusive a Proposta de Emenda Constitucional que desencadeou os protestos de servidores públicos, que culminaram com ao atos de vandalismo ocorridos na sede do parlamento estadual.

O presidente Themístocles Filho (PMDB) explicou que o acesso das pessoas às 100 cadeiras das galerias do Plenário está mantido, mas haverá um controle maior para que nada possa acontecer que possa impedir o trabalho dos parlamentares. "O acesso do povo para assistir à sessão está garantido, mas ninguém vai entrar aqui armado", avisou.

Segurança foi reforçada na Assembleia LegislativaSegurança foi reforçada na Assembleia LegislativaFoto: Paulo Pincel

Comandos da PM com o coronel Cristiano da Guarda da AssembleiaComandos da PM com o coronel Cristiano da Guarda da AssembleiaFoto: Paulo Pincel

 

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: