Geral

Sefaz inicia elaboração Planejamento Estratégico 2016-2019

Sefaz inicia elaboração Planejamento Estratégico 2016-2019 A Secretaria da Fazenda lançou nesta te

Terça - 07/06/2016 às 14:06



Foto: Sefaz O evento aconteceu na Escola Fazendária.
O evento aconteceu na Escola Fazendária.
A Secretaria da Fazenda lançou nesta terça-feira (7), o projeto de Planejamento Estratégico da pasta para os próximos 3 anos (2016-2019). O evento aconteceu na Escola Fazendária e contou com a presença do secretário Rafael Fonteles, além de gestores e servidores de todos os setores da Sefaz. O objetivo é pensar ações que possam ser desenvolvidas a médio e longo prazo e que tragam resultados para a sociedade.

"O objetivo não é produzir apenas papel, é que de fato o servidor incorpore o que for produzido e coloque como meta para até 4 anos . Isso tem que ser feito muito mais pelos servidores do que pela gestão, uma vez que a gestão é passageira", disse Rafael Fonteles ao abrir os trabalhos.

Segundo ele, a gestão precisa focar mais em estratégias e resultados e não só apagar "incêndios". "A maior parte do tempo você gasta apagando incêndio e termina não sobrando para pensar a médio e longo prazo. Isso acontece na gestão privada e pública. O momento de pensar em longo prazo é o momento do planejamento estratégico. Queria chamar atenção de todos para darem valor a este momento. Temos que focar mais em resultados", ressaltou o secretário.

De acordo com Fonteles, em virtude do momento de crise o planejamento se torna mais importante, já que se discutem estratégias e medidas para o futuro. “É um momento de parar um pouquinho nossa atenção para o curto prazo e pensar o médio e longo prazo da nossa instituição, e de que forma ela pode contribuir para a sociedade. Isso é extremamente importante no sentido de que você vai apresentar caminhos, metas e incorporar isso no sangue e corações dos servidores, para que você tenha um caminho a seguir no aumento de produtividade, eficiência e atendimento. Independente, inclusive, da gestão, para que haja uma permanência das atividades. Em um momento de crise, em que o papel do fisco fica mais importante ainda, é importante pensar a longo prazo”, destacou.

O secretário destacou ainda que a Sefaz tem cumprindo seu papel no enfrentamento do atual momento vivido pelo país, mas que não pode relaxar e isso envolve planejar. “Acredito que temos feito o dever de casa, apesar de estarmos sempre no fio da navalha. Comparando com outros Estados, a gente considera que está bem. Saímos com algumas lesões, mas menos que os outros”, pontuou.

O Superintendente de Gestão, Logística e Tecnologia da Sefaz, Cristovam Colombo, ressaltou que com planejamento fica mais fácil qualquer gestão pública conseguir recursos. “Precisamos retornar para sociedade muito mais do que fazemos hoje. A maior parte dos recursos é direcionada para quem tem projeto. Se nós começarmos agora elaborar o que nós precisamos em termos de ações é mais fácil conseguir recursos”, avalia.

Para o superintendente, toda instituição deve parar para planejar seu futuro. “Qualquer instituição, mesmo a Sefaz - que tem tradição em planejamento-, é necessário parar e repensar aquilo que deve ser feito para atingir a sua missão institucional. Nós queremos ser referencia nacional em termos de administração tributária e financeira e contábil, para isso estamos fazendo esse planejamento agora que vai contemplar ações de médio e longo prazo para que a gente possa atingir essa visão até o ano de 2019”, concluiu.

A elaboração do plano acontece até o final do dia na Escola Fazendária. Na semana passada cerca de 70 servidores foram capacitados para participar das atividades.

Fonte: Sefaz PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: