Geral

Secult divulga selecionados para oficina da Funarte

Vagas Inscrição Oficina Secult Funarte

Sexta - 20/11/2015 às 14:11



Foto: Caio Bruno Fábio Novo
Fábio Novo
A partir deste domingo (22), a Fundação Nacional das Artes (Funarte) realiza, em Teresina, a oficina “Conservação de acervos fotográficos”, que se estende até o dia 25 e será ministrada pelo professor Leandro Melo, na Escola Técnica de Teatro Gomes Campos. A Secretaria Estadual da Cultura (Secult), que apóia a iniciativa, divulga a lista dos 20 alunos que irão participar dessa primeira oficina.

Os cursos visam democratizar o acesso à linguagem fotográfica, onde serão oferecidas aos alunos diversas técnicas para estimular trabalhos autorais. Em Teresina, além da oficina de “Conservação de acervos fotográficos”, também será realizada a de “Fotografia, Periferia e Memória – a experiência de Ratão Diniz”, de 26 a 29 de novembro.

Para a oficina com Ratão Diniz, as inscrições ainda podem ser feitas até segunda-feira (23). Os interessados em participar devem acessar o site da Funarte (www.funarte.gov.br) e preencher o formulário de inscrição, em seguida enviar para o email culturapiaui@hotmail.com. As vagas são limitadas.

Oficinas

Conservação de acervos fotográficos

A oficina tem como objetivo abordar a história da fotografia, seu desenvolvimento técnico e práticas sociais, conceitos de conservação de fotografia, estrutura, materiais componentes, formatos dos suportes fotográficos físicos e ações de conservação preventiva. Será ministrada por Leandro Melo, professor graduado em arquitetura pela USP, atua como docente e como conservador-restaurador de documentos gráficos, com ênfase em fotografias.

Fotografia, Periferia e Memória – a experiência de Ratão Diniz

O objetivo é discutir o processo criativo do livro “Em foto”, primeiro livro do ministrante, Ratão Diniz, e ampliar a abrangência do tema “Fotografia, Periferia e Memória” apresentando o trabalho dos parceiros do Observatório de Favelas e de outros fotógrafos brasileiros que registram os povos de suas respectivas regiões.

Ratão Diniz é fotógrafo formado pela Escola de Fotógrafos Populares, realiza um trabalho permanente de documentação das favelas do Rio de Janeiro, que se estende às periferias de todo o Brasil. O trabalho com ênfase em festas populares e no movimento grafite é movido pelo desejo de revelar imagens que traduzam a beleza e a resistência desses espaços afetivos.

Confira a relação dos alunos selecionados para a oficina “Conservação de acervos fotográficos”:

1. Ana Célia de Sousa Silva

2. Camila dos Reis Macedo

3. Francisco Phelipe Cunha Paz

4. Iran Andrade

5. Jeymeson de Paula Veloso

6. Joséayrton Santos Nunes

7. João Alberto Viana Paz Neto

8. Kelson Fontinele

9. Lizianny Leal Nunes

10. Luzia Sampaio Rodrigues

11. Maria Dayane de Alencar e Silva

12. Maria de Jesus Lima

13. Maria de Jesus Alves dos Santos Rufino

14. Maira Lena de Lima Leite

15. Nayra Rodrigues Carvalho

16. Raina Costa Santos

17. Reneldon Theófilo dos Santos

18. Simone de França Cardoso

19. Solangehiller Herthz Santos

20. Weslley Oliveira Pinto

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: