Saúde

Secretário reafirma parcerias com municípios e convoca prefeitos para fortalecer a saúde do Piauí

Costa aproveitou e convidou os prefeito eleitos para o seminário que vai tratar sobre o programa Mais Médicos, que será realizado na próxima terça

Quinta - 08/12/2016 às 21:12



Foto: Rossana Andrade O secretário quer gestão comparilhada
O secretário quer gestão comparilhada

Por Luiz Brandão

O secretário de Estado da Saúde do Piauí, Francisco Costa, apresentou as ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde e que podem ser realizadas em parceria com os municípios e enfatizou a importância da atenção básica. 

De acordo com ele, cerca de 85% dos atendimentos podem ser resolvidos na atenção, "é a ação mais importante e impactante: fortalecer a atenção básica, fazer com que ela tenha o seu papel de atendimento primário à população".

Sobre as ambulâncias, Costa ressalta que serão priorizados aqueles municípios que ainda não tenham uma ambulância. A decisão é por conta das limitações financeiras pelo qual passa o Estado.

Para reforçar a atenção básica nas unidades básicas de saúde, o secretário informou que a Secretaria pode equipar as unidades, seja por meio de doação de equipamentos ou convênios. Assim como reforma ou ampliação das unidades de saúde. 

Nas ações itinerantes, Costa apresentou o Programa Amigos do Peito, que realiza exames de mamografia. Para isso, disponiliza duas carretas equipadas com dois mamógrafos, cada uma, para o rastreamento e prevenção do câncer. Além desse formato, foi implantado o serviço de mamografia nos hospitais dos municípios de Campo Maior, Uruçuí, Corrente, Floriano e Bom Jesus.

Outro programa é o Olhar Bem, que em 2015/2016, atendeu cerca de dez mil pessoas com cirurgias de catarata. Para 2017, a perspectiva é implantar em todos os territórios do Estado. 

O Passo à Frente, com equipamentos ortopédicos, com órteses e próteses, que já atendeu mais de 3.500 pessoas em cerca de 50 municípios. 

Essas ações, afirma Costa, estão mais próximos dos municípios, inclusive os mutirões de cirurgias nos hospitais. "Ao invés de equipar, nós temos capacidade em atender a demanda de cirurgias eletivas na rede hospitalar no interior, sem a necessidade de trazer o paciente para Teresina. O que permite aos municípios investir mais na atenção básica", reforça. 

Costa aproveitou e convidou os prefeito eleitos para o seminário que vai tratar sobre o programa Mais Médicos, que será realizado na próxima terça-feira,  13. Também colocou a equipe da Secretaria para o planejamento das ações, orientando sobre programas e projetos.

Fonte: Secretário Franscisco Costa

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: