Cidade

SDU Leste executa limpeza de canais e galerias da região

Serviços são feitos ao longo do ano e intensificados na véspera do período chuvoso

Quarta - 14/11/2018 às 12:11



Foto: Ascom SDU Leste executa limpeza de canais e galerias da região
SDU Leste executa limpeza de canais e galerias da região

A equipe de limpeza da Gerência de Serviços Urbanos da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU Leste) está destinando frentes de trabalho para promover a limpeza de galerias e canais da região. A ação integra o cronograma de limpeza que antecede o período chuvoso na capital e visa amenizar os transtornos causados pelas chuvas.

A equipe, composta por 224 profissionais, está atuando na limpeza do canal da Vila Madre Teresa, que inicia no bairro Piçarreira e finaliza no bairro Satélite. No local a equipe está fazendo os serviços em etapas para contemplar toda a extensão do canal.

Além do canal da Vila Madre Teresa, os profissionais da limpeza também estão promovendo o roço e a retirada de lixos do canal da Rua Deoclécio Brito com a Rua Jaime da Botica, no Planalto Ininga.

Renato Lopes, gerente de serviços urbanos da SDU, explica que durante o ano toda a gerência tem realizado mutirões de limpeza em galerias e bueiros. “Já realizamos a limpeza preventiva, durante o ano, mas agora quando começa o período chuvoso precisamos intensificar esse trabalho tão importante. O foco é desobstruir o local por onde a água passa, tirando o lixo e os resíduos que possam gerar alagamentos e que acumulam, em média, cinco mil toneladas”, explicou Lopes.

“Solicitamos ainda o apoio da população, no sentido de fazer o acondicionamento do lixo da maneira correta e evitar despejar materiais em praças e no meio de ruas e avenidas. Infelizmente, muitas pessoas ainda insistem em descartar o lixo domiciliar de maneira incorreta. Quando a chuva vem, arrasta esse lixo para os bueiros e causa o entupimento”, ressaltou Renato Lopes sobre a importância da colaboração da população.

Canal do Riacho Mandacaru

A SDU Leste, por meio da Gerência de Obras e da Gerência de Serviços Urbanos, deu início a uma ação preventiva, promovendo a limpeza de galerias e abertura dos canais do Riacho Mandacaru, no bairro Recanto das Palmeiras.

A ação é feita por meio de uma retroescavadeira para aprofundar e alargar os canais, facilitando a passagem das águas das chuvas e, consequentemente, evitando o transbordo da água.

Locais como a Avenida Dom Helder Câmara e Avenida dos Expedicionários também estão recebendo a atuação da equipe da Gerência de Serviços Urbanos, com a capina e varrição, serviços realizados pela equipe de limpeza da Superintendência.

“Estamos atuando de forma preventiva para garantir a desobstrução do canal do Riacho Mandacaru, assim como a limpeza do local, com a finalidade de evitar as inundações que ocorrem no período chuvoso. Os serviços acontecem anualmente nos meses de outubro e novembro”, declarou o superintendente João Pádua.

do local há mais de 30 anos, Raimundo Nonato parabenizou a atuação da Prefeitura e frisou a importância da ação para os moradores. “Nossa comunidade estava ansiosa por esses serviços. Estamos satisfeitos com a atuação da SDU Leste e esperamos que os problemas com as inundações sejam resolvidos no período chuvoso que se aproxima. Temos a consciência das dificuldades que as máquinas estão enfrentando, devido os córregos e ao solo, mas sabemos do esforço da equipe em está atuando”, afirmou.

Para ajudar no trabalho da SDU, com reclamações, sugestões e informações, a população pode usar os números (86) 3215-7875 ou 3215-7874. Há ainda o aplicativo Colab, que possibilita o envio de demandas dos munícipes. O horário de funcionamento do órgão é de 7h30 às 13h30, de segunda a sexta.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: