Geral

SDR assina termo para elaboração de projetos de quintais agroecológicos

Objetivo é beneficiar cerca de 1.000 pequenos produtores, associações e comunidades.
Fonte: Governo do Piauí | Editor: Redação 30/01/2019 10:12
Solenidade de assinatura do termo de colaboração do Projeto Quintais Agroecológicos Solenidade de assinatura do termo de colaboração do Projeto Quintais AgroecológicosFoto: Ascom SDR

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) e a Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), assinaram, nessa terça-feira (29), no auditório da SDR, o termo de colaboração do Projeto Quintais Agroecológicos.

O termo foi construído por meio de edital e seleção para possibilitar a implementação de 16 unidades pedagógicas de Quintais Agroecológicos no Piauí a fim de beneficiar pequenos produtores, associações e comunidades, beneficiando aproximadamente 1.000 produtores diretamente.

O projeto foi apresentado pelo professor Josenildo de Souza e Silva, coordenador do Projeto Quintais Agroecológicos, com detalhes sobre os projetos que serão montados, na atividade de aquicultura, hidroponia, pomares, criação de galinhas, pequenos animais, além de utilização de tecnologias que facilitarão e beneficiarão os produtores.

Os territórios piauienses Entre Rios, Cocais e Planície Litorânea são os beneficiados pelo projeto e chegará às cidades de Palmerais, São João do Arraial, Pedro II, Lagoa de São Francisco, Piripiri, Esperantina, Luzilândia, Batalha, Piracuruca, São José do Divino, Parnaíba, Cajueiro da Praia e Cocal.

Josenildo de Souza afirma que o projeto beneficiará bastante a agricultura piauiense. "A ideia principal desse projeto é apoiar o pequeno produtor, ajudá-lo a produzir mais, desenvolvendo atividades em suas propriedades, buscando tecnologias e novas técnicas que facilitarão esse processo essencial e característico dos quintais agroecológicos, integrando saberes e técnica no campo para desenvolver’’, ressaltou o coordenador .

A secretária de Estado do Desenvolvimento Rural, Patrícia Vasconcelos, destacou que projetos como esses fazem parte do plano de desenvolvimento da agricultura que a SDR vem realizando e ressaltou o papel essencial das parcerias para a realização do projeto. "Estamos muito felizes em efetivar essas parcerias com a academia (UFPI), com o Governo do Estado e agricultores familiares. Essa chamada pública é só um exemplo do que pretendemos publicar daqui para frente para desenvolver a agricultura do estado, e que parcerias como essas que realizamos são essenciais para desenvolver, de forma efetiva, um apoio aos agricultores e agricultoras do Piauí’’, destacou a gestora.

A iniciativa tem como fonte de recursos o Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), contando com o investimento de aproximadamente R$ 1.769.000. O projeto é realizado com a parceria da UFPI, Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Fetag), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater) e Fecopi. Participaram do evento representantes desses órgãos e do Centro de Saberes Delta Cocais.

Comentários