Saúde

AEDES AEGYPTI

Sobe para quatro número de mortos por dengue no Piauí

Mulheres são as mais acometidas pelo vírus da dengue, segundo o boletim, totalizando 55,2% dos casos prováveis

Redação

Terça - 09/04/2024 às 14:42



Foto: FMS Monitoramento de casos de dengue, zika e chikungunya
Monitoramento de casos de dengue, zika e chikungunya

Subiu para quatro o número de mortes confirmados por dengue no Piauí. Na semana passada, esse quantitativo era de dois. De acordo com o 14º boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado nesta terça-feira (09), somente na semana que passou foram contabilizados 101 casos prováveis. Neste mesmo período do ano passado eram 355 casos prováveis. O Piauí teve um aumento exponencial de diagnósticos prováveis de janeiro até março deste ano, quando comparado ao mesmo período de 2023 . Porém, nas duas últimas semanas, o número reduziu.

As mulheres são as mais acometidas pelo vírus da dengue, segundo o boletim, totalizando 55,2% dos casos prováveis. Em todo o Estado, as jovens entre 20 e 29 anos lideram o ranking de diagnósticos até agora. Os homens 44,8%. Em relação a raça ou cor, as pessoas pardas detém a maior porcentagem dos registros de casos, com 85,9%.

Em relação à Zika, somente um caso foi observado no Piauí até agora e nenhum óbito. O boletim também informou a redução significativa dos casos de Chikungunya, em relação ao mesmo período do ano passado. São 322 casos prováveis.

A Sesapi tem reforçado as ações de monitoramento e apoio técnico para controle das doenças. Uma das medidas é o uso do carro fumacê em municípios com aumento da incidência e que se encontram em situação de alerta.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: