Saúde

Nova Casa da Gestante, Bebê e Puérpera é inaugurada na zona leste de Teresina

Portaria do Ministério da Saúde determina que deve existir uma distância máxima de cinco quilômetros entre a Maternidade e a Casa da Gestante

Da Redação

Quarta - 27/03/2024 às 11:47



Foto: Divulgação/Sesapi Nova Casa da Gestante, Bebê e Puérpera
Nova Casa da Gestante, Bebê e Puérpera

A nova Casa da Gestante, Bebê e Puérpera foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (27), localizada na Rua Margarida, nº 716, bairro São Cristóvão. A antiga casa funcionava no bairro Primavera desde 2016, mas a portaria N° 1.020, de 29 de maio de 2013, do Ministério da Saúde, determina que deve existir uma distância máxima de cinco quilômetros entre a Maternidade e a Casa da Gestante. Assim, o novo endereço assegura a proximidade com a Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER).

O objetivo da Casa da Gestante é oferecer acolhimento, orientação e acompanhamento especializado para gestantes, bebês e puérperas, especialmente aquelas provenientes de municípios mais distantes de Teresina, garantindo assistência contínua e de qualidade. Além disso, o espaço visa humanizar e melhorar a qualidade do atendimento, proporcionando um ambiente adequado para mulheres e recém-nascidos que necessitam de observação diária, sem a necessidade de internação hospitalar.

Para ter acesso ao espaço, é necessário residir em um dos municípios do Estado e as gestantes devem passar pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR). As puérperas que tiveram recém-nascidos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) ou na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) passam por triagem do Serviço Social da NMDER.

A nova Casa dispõe de 20 leitos, distribuídos em seis quartos, uma ampla área de convivência, sala, cozinha totalmente equipada, lavanderia, copa, consultório, banheiros e armários. Todos os espaços foram equipados com recursos oriundos do Sistema Estadual de Incentivo à Inclusão e Promoção Social (SEIPS) no valor aproximado de R$ 111 mil, visando proporcionar conforto e segurança às usuárias. As despesas com manutenção do espaço, alimentação das mães, pagamento de profissionais, veículos, dentre outros gastos, são custeadas com recursos do Governo do Estado.

Além disso, a NMDER oferece transporte diário para atendimentos e procedimentos na Maternidade, bem como alimentação e acompanhamento por uma equipe multiprofissional especializada, composta por enfermeira obstétrica, médico obstetra e técnico de enfermagem. Conta ainda com o apoio da psicologia, terapia ocupacional, serviço social e nutricionista.

Fonte: Sesapi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: