Saúde

FALTA PARAFUSOS E PLACAS

HUT suspende cirurgias ortopédicas por falta de material

A FMS disse que as empresas que fornecem o material estão com dificuldades para obter os insumos

Da Redação

Terça - 02/05/2023 às 12:47



Foto: ASCOM/HUT Hospital de Urgência de Teresina Profº Zenon Rocha (HUT)
Hospital de Urgência de Teresina Profº Zenon Rocha (HUT)

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) não está realizando cirurgias ortopédicas desde sexta-feira (28) por falta de material.  O hospital está sem parafusos e placas necessárias para a realização desses procedimentos cirúrgicos. No feriado de segunda-feira (1º), 31 cirurgias foram suspensas. 

A denúncia partiu dos próprios funcionários da unidade hospitalar e foi destacada na Câmara Municipal de Teresina pelo vereador Leonardo Eulálio (PL). O motivo da falta de material seria o não pagamento dos fornecedores. Antes, o repasse era realizado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) e foi centralizada na Secretaria de Finanças.

Em nota, a  FMS disse que as empresas que fornecem esse tipo de material para o HUT já estão agendadas para ver as pendências e regularização do fornecimento.  A FMS ressaltou que as empresas fornecedoras estão enfrentando dificuldades para obter os insumos necessários. 

Veja a nota:

A Fundação Municipal de Saúde esclarece que as empresas que fornecem OPMEs (orteses, próteses e materiais especiais) para o Hospital de Urgência de Teresina já estão agendadas, com a FMS, para ver as pendências e regularização do fornecimento. No momento, apenas duas empresas estão conseguindo junto aos fabricantes os insumos necessários para o HUT. As demais empresas contratadas, via chamamento público, alegam dificuldades para conseguir os insumos junto aos fabricantes.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: