Saúde

CRISE NA SAÚDE

Conselho Municipal vai pedir intervenção federal na saúde de Teresina

O problema ficou ainda mais grave após a retirada de equipamentos do Hospital de Urgência de Teresina (HUT)

Da Redação

Quinta - 28/12/2023 às 10:35



Foto: Reprodução/Whatsapp Aparelhos sendo retirados do HUT
Aparelhos sendo retirados do HUT

O Conselho Municipal de Saúde deve pedir a intervenção do Ministério da Saúde diante do caos na saúde pública de Teresina. Ainda na manhã de hoje (28) os conselheiros irão se reunir para tratar do assunto. O problema ficou ainda mais grave após a retirada de equipamentos de ultrassonografia e radiografia do Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Nessa quinta-feira (27) a empresa The Imagem, que fornece os serviços para a Fundação Municipal de Saúde (FMS) retirou os parelhos do HUT por falta de repasses por porte da Prefeitura de Teresina.  Os aparelhos foram devolvidos na noite de ontem após um acordo. Além disso, o fornecimento de energia foi suspenso no prédio da FMS devido a falta de pagamento para a Equatorial Piauí. 

Segundo informações do presidente do Conselho, Rodrigo Maxwell, mais de 60 ofícios foram encaminhados para a FMS solicitando a regularização de pagamentos e fornecimento de insumos e nada foi resolvido. Ele explica que a intervenção deve ser realizada pelo Governo do Estado à mando da Justiça. 

"Nós vamos estudar qual medida cabível tomar tendo em vista que todas as soluções que nós já tentamos do ano passado pra cá, mais de 60 ofícios foram encaminhados à Fundação Municipal de Saúde solicitando esclarecimentos, solicitando regularização de pagamentos, de fornecimento de insumos na saúde de Teresina e não foi resolvido", disse o presidente do Conselho em entrevista à TV Cidade Verde.

Leia também:

Veradores são omissos e coniventes com o caos nos hospitais e na gestão de Teresina

https://piauihoje.com/blogs/blog-do-brandao/vereadores-sao-omissos-e-coniventes-com-o-caos-nos-hospitais-e-na-gestao-de-tere-419733.html

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: