Saúde

DIREITOS

'As mulheres devem ter direito de escolher', diz OMS sobre aborto

Entidade de promoção à saúde reforçou posicionamento sobre a importância do aborto seguro para todas as mulheres

Quarta - 29/06/2022 às 15:23



Foto: @reuters Diretor Geral da OMS Tedros Adhanom
Diretor Geral da OMS Tedros Adhanom

Em entrevista coletiva desta quarta-feira (29), a Organização Mundial de Saúde (OMS) reforçou seu posicionamento em defesa do aborto seguro. A discussão internacional sobre o procedimento voltou à tona após os Estados Unidos derrubarem o direito federal a ele.

“Todas as mulheres devem ter o direito de decidir quando se fala do seu corpo e da sua saúde. Ponto final. Aborto seguro é cuidado de saúde. Ele salva vidas. Restringi-lo só leva mulheres e meninas a procedimentos inseguros, que resultam em complicações a até a morte. A evidência é irrefutável”, afirma o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Tedros afirma que as mulheres pobres de comunidades marginalizadas serão as que vão sofrer um maior impacto com a limitação do acesso ao aborto seguro. A cientista-chefe da entidade, Soumya Swaminathan, diz que negar o acesso ao procedimento em serviços de saúde é como dificultar que uma pessoa receba um remédio capaz de salvar sua vida.

“A falta de acesso não reduz o número de abortos. Se a mulher precisar, ela vai procurar como resolver. Vamos começar a ver o aumento da mortalidade e morbidade com essa decisão”, criticou a cientista.

O diretor-geral da OMS afirma que a população mundial simplifica demais ao dizer que é apenas um direito de escolha. Além disso, ele afirma que é uma decisão sobre a vida e o futuro da mulher, e que não é uma opinião, é um fato comprovado por pesquisa científicas irrefutáveis. Ghebreyesus reiterou sua preocupação com o impacto global da decisão norte-americana, e a considera um retrocesso.

Regina Sousa lança Mutirão de Cirurgias Eletivas 2022

Casos de covid-19 registram aumento de 1.839% no Piauí

Fonte: Portal IG

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: