Saúde

Tomar remédios diferentes ao mesmo tempo pode dar problemas

As chamadas interações medicamentosas podem modificar e até anular o efeito dos remédios. Além disso, alguns alimentos também podem ser prejudiciais

Domingo - 08/10/2017 às 14:10



Foto: Google Medicamentos/Imagem ilustrativa
Medicamentos/Imagem ilustrativa

O Falando Francamente conversou com o farmacêutico-bioquímico Fábio José Basílio. Ele é formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e tem especialização em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família, capacitação em Farmácia Clínica, e atua no Hospital Regional de Brazlândia (DF) e num Centro de Assistência Integrada de Saúde (CAIS) de Goiânia.

Fábio explicou o fenômeno das interações medicamentosas, como as interações entre medicamentos ocorrem e os prejuízos causados.

O médico alertou para os riscos da automedicação e também para o fato de que algumas interações, mesmo prescritas, podem interferir no tratamento de doenças, como a diabetes e a hipertensão. É importante sempre consultar um farmacêutico e avisar ao médico quais são os remédios que já foram prescritos.

Ele lembrou que, com o aumento da expectativa de vida, o número de pacientes que usam muitos medicamentos também acompanha esse crescimento.

Outro alerta é sobre o efeito dos anticoncepcionais, que pode ser reduzido e até anulado em caso de uso de antibióticos.

Fonte: EBC

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: