Saúde

Saúde leva exposição “Vigilância Sanitária no nosso dia a dia” à Praça Rio Branco

O trabalho vai mostrar a importância da vigilância sanitária para prevenção da saúde do cidadão.

Sexta - 11/08/2017 às 12:08



Foto: Reprodução Praça Rio Branco, em Teresina
Praça Rio Branco, em Teresina

Técnicos da Vigilância Sanitária estarão, nesta sexta-feira (11), na Praça Rio Branco, no Centro de Teresina, expondo amostras de trabalhos e orientando a população sobre a importância da vigilância sanitária para prevenção da saúde do cidadão. Com a exposição “Vigilância Sanitária do nosso dia a dia”, o órgão mostra o quanto essas ações integram o dia a dia da população, que, muitas vezes, não percebe.

A gerente de Controle do Estabelecimento de Saúde, Romênia Guedes, reforça a importância dessas atividades junto à comunidade. “O objetivo é trazer à população a importância da Vigilância Sanitária no dia a dia, que vão de cuidados básicos em casa, até a produção final de alimentos nos estabelecimentos comerciais”, disse Romênia. 

Durante toda a manhã, os técnicos vão tirar dúvidas e orientar os cidadãos. “Muitos consumidores não sabem dos direitos que têm em relação a estabelecimentos que vendem alimentos como, por exemplo, entrar na cozinha de restaurantes para ver como está a higiene no momento do preparo da refeição. É sobre isso e outros trabalhos da Vigilância Sanitária que estaremos repassando na exposição”, explica Romênia.

“Queremos trazer o conhecimento da Vigilância Sanitária para dentro da casa das pessoas, e nada melhor que as crianças para orientar os familiares, sobre os cuidados essenciais com a manipulação de alimentos”, lembra a gerente.

A Vigilância Sanitária atua desde os medicamentos, drogarias e farmácias de manipulação. Nos produtos usados em casa, os saneantes, desinfetantes, detergentes, inseticidas e cosméticos. Nos serviços, a Vigilância atua ainda nos salões de beleza, academias, na área de serviços de saúde, clínicas, hospitais, consultórios odontológicos e de rádio diagnóstico.

Com as amostras, espera-se que a população tenha um olhar mais apurado sobre produtos e serviços que passam por um controle de qualidade, segurança, eficácia e efetividade para as boas práticas sanitárias, tanto na área de alimentos, medicamentos, cosméticos, saneantes, como também na área hospitalar. 

Agenda de exposição

11 de agosto - Praça Rio Branco
15 de agosto - Terminal Rodoviário de Teresina 
22 de agosto - Centro de Ciências da Saúde da Uespi 
25 de agosto - Escola Estadual Meio Norte, bairro Vale Quem Tem

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: