Municípios

Saúde de Água Branca reúne agentes de endemias para avaliar ações de combate à dengue

Quinta - 10/08/2017 às 11:08



Foto: Ascom Equipes de endemias da Prefeitura de Água Branca
Equipes de endemias da Prefeitura de Água Branca

As equipes de endemias da Prefeitura de Água Branca se reuniram, nesta quarta-feira (9), com uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde, para avaliar os resultados alcançados no 4º ciclo do Programa Nacional de Combate à Dengue.

De acordo com o secretário municipal de Saúde de Água Branca, Amilton Feitosa, durante a reunião, as equipes iniciaram o planejamento para o 5º ciclo. “Nós dividimos o ano em 6 ou 7 ciclos de combate, a depender da necessidade. Nós encerramos o 4º ciclo e agora estamos planejando as ações para o 5º”, diz.

Amilton Feitosa conta que também aconteceu uma análise do trabalho realizado pelas equipes de endemias. “Avaliamos também nossa rotina de trabalho, da vigilância ambiental. Falamos também sobre o remapeamento da cidade, para dividir novamente os quarteirões, que iniciamos este ano, temos o projeto de implantar a oitava equipe de Saúde da Família e construir uma nova Unidade Básica de Saúde, por isso estamos encabeçando o remapeamento”, explica.

Microcefalia

O secretário ainda informou que durante a reunião as equipes trataram sobre o encerramento, por parte do Ministério da Saúde, do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia (PNEM) e do Registro de Eventos em Saúde Pública - RESP (Microcefalia).

“Quando houve o surto de microcefalia, ela foi classificada como um problema de saúde pública, pois se colocou como uma epidemia, em um número bem acima do que era comum, então o Ministério da Saúde criou esse programa. Agora, quase dois anos depois, o números de casos de  microcefalia derivada do Zika Vírus reduziu consideravelmente”, finaliza Amilton Feitosa. 

Fonte: Ascom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: