Municípios

SASC realiza Fórum Descentralizado de Assistência Social

Durante o evento também será realizado o Seminário Regional do Cadastro Único e o Programa Bolsa Família

Quinta - 22/03/2018 às 20:03



Foto: Ascom Forum descentralizado
Forum descentralizado

Tiveram início, na manhã desta quinta-feira (22), IV Fórum Descentralizado do Sistema Único de Assistência Social e o Seminário Regional do Cadastro Único e Programa Bolsa Família. O evento terá carga horária total de 16 horas e reúne gestores municipais, técnicos de CRAS, Creas, CADúnico, conselheiros municipais e estaduais de assistência social para discutir as prioridades do pacto de aprimoramento da gestão do SUAS, os serviços socioassistenciais do SUAS e o Cadastro Único para programas federais. Foi registrada a presença de 15 municípios dentre os 95 inscritos.

Na ocasião, estiveram presentes o Secretário de Estado da Assistência Social e Cidadania, Deputado Estadual Zé Santana; a ex-deputada estadual, Ana Paula; a presidente do CEAS, Janaína Mapurunga; o coordenador estadual do cadastro único e Bolsa Família, Roberto Oliveira; os vereadores de Uruçuí, Alaiane Sá, Tânia Fianco e Daniel Guimarães; representando o Sindicato dos Trabalhadores Rural de Uruçuí, Meciane Marinho; representando a secretaria de desenvolvimento social do estado do Maranhão, Vicente Memória; e demais coordenadores da SASC.

A presidente do CEAS, Janaína Mapurunga, abriu o evento agradecendo a todos pela presença e falando da importância de estarem ali. “É bom ver todos vocês aqui, pois sei que muitos vieram de muito longe para aprender e levar os ensinamentos para suas cidades e fazer com que os projetos funcionem e deem resultados positivos para a população. Aproveitem esse momento”, comentou.

Em seguida, o secretário de Estado da Assistência Social e Cidadania, Zé Santana, complementou falando sobre a importância de se dedicar a esse momento. “Vamos nos dedicar ao máximo para que as coisas aconteçam. Para que os debates em torno da Assistência Social possam trazer melhorias para o nosso dia-a-dia nos projetos. São muitos: bolsa família, as ações do conselho estadual de assistência social, o cadastro único, inclusão social, primeira infância, esses são alguns temas que serão discutidos hoje e amanhã neste evento. Por isso aproveitem ao máximo, aprender é sempre o melhor caminho para que as coisas aconteçam”, concluiu o gestor.

Durante o evento, serão discutidos os avanços do sistema único de assistência social no Piauí através da operacionalização dos serviços socioassistenciais no âmbito do SUAS e a inclusão no cadastro único de povos tradicionais e específicos. Discutir e avaliação das metas da prioridade do pacto de aprimoramento do SUAS; promover o apoio técnico aos municípios com vistas ao aprimoramento do SUAS; capacitar técnicos e gestores do suas sobre o sistema da rede SUAS; além de apresentar o cadastro único e programa bolsa família e as responsabilidades dos gestores no processo de inclusão dos povos tradicionais e específicos no cadastro único, bem como, o encaminhamento dos mesmos para as políticas públicas.

Fonte: Ascom Sasc

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: