Cultura

Sanatório Geral comemora 15 anos de irreverência

Bloco reúne os foliões na Praça da Liberdade, sempre no sábado de Carnaval, a partir das 16h
Fonte: Divulgação | Editor: Paulo Pincel 01/03/2019 08:33
Foliões no Bloco Sanatório Geral Foliões no Bloco Sanatório GeralFoto: Divulgação

O bloco Sanatório Geral completa 15 anos de folia este ano e é uma das referências do Carnaval de Teresina. A festa acontece desde 2004, sempre no sábado de Carnaval, a partir das16h, na Praça da Liberdade, ponto de encontro de centenas de pessoas que permaneceram na capital durante o feriado de Momo.

A festa, que já virou tradição, é marcada pela presença de artistas piauienses, jornalistas, além da comunidade em geral, com fantasias que chamam a atenção de quem participa.

Bem alternativo, o bloco foi idealizado por Jorge Medeiros e Arimatan Martins, dois amigos e agitadores do cenário cultural. Jorginho destaca que o motivo da criação foi a ausência de carnaval em Teresina. “Naquela época a moda era viajar e, com isso, as poucas pessoas que ficavam na capital estavam ressentidas por não ter carnaval. Com essa ausência, as pessoas não tinham opção. E ai viajando com o Arimatan para Parnaíba, justamente no carnaval, surgiu a ideia de fazer um bloco. No carro, estava tocando Chico Buarque, que virou o nome do bloco (Sanatório Geral) e, no ano seguinte, começamos a colocar a ideia em prática”, lembrou Jorginho.

Com o passar dos anos, o Sanatório Geral foi caindo nas graças dos teresinenses e hoje conta com um grande público de foliões que, atraídos pela diversão e pelo tradicional estilo musical carnavalesco, marcam presença todos os anos. Mas, o apreço pelo bloco e o apoio não chegava apenas por parte dos participantes. Parceiros como a Prefeitura Municipal de Teresina, através da Fundação Monsenhor Chaves, a Polícia Militar do Piauí e diversos amigos enxergaram no Sanatório, mais uma opção de diversão e entretenimento e contribuem através da segurança, harmonia e alegria das pessoas que participam.

Jorginho Medeiros (Esquerda) com folião no Sanatório Geral
Jorginho Medeiros (esquerda) com folião no Sanatório [Foto: Divulgação]


Este ano, uma das atrações do Sanatório Geral é a realização de uma roda de samba que pretende homenagear a velha guarda, a Praça da Liberdade e o carnaval de Teresina, além da banda Eletrochoque Magnólia, que promete animar a noite dos foliões. A tradicional volta do trio elétrico em torno da Igreja de São Benedito também faz parte das atrações do bloco.

Referência para quem decide passar o carnaval na capital piauiense, Jorginho afirma que um dos objetivos do bloco é reunir famílias e amigos e proporcionar alegria e diversão a quem participa. “No começo, a ideia era reunir as pessoas. Tínhamos um pensamento de que, no futuro, mais pessoas participariam, mas não imaginávamos que tantas. E ai fomos trabalhando para brincar e levar a diversão”, falou.

O Sanatório tem ainda um aspecto bem interessante que é a participação das crianças. “Desde que o bloco começou primamos por trazer as famílias e, com isso, as crianças também. Como o movimento dos clubes diminuíram e algumas pessoas não eram sócias, as crianças ficavam sem divertimento. E no bloco não. No bloco temos atrações para todos. Em um primeiro instante, das 16h às 18h, é possível levar as crianças para brincar e brincar junto com elas”, pontuou Jorginho Medeiros.

Ponto de encontro de muita gente em Teresina, o Sanatório Geral acontece neste sábado (2) da 16h às 22h, fazendo a alegria dos foliões que optam por passar o carnaval na capital.

Comentários