Brasil

Réveillon: Fortaleza terá mais de 12 horas de festa

Evento aberto ao público na orla da capital cearense tem esquema especial de segurança e trânsito

Quinta - 28/12/2017 às 13:12



Foto: Diario do Nordeste Fortaleza
Fortaleza

Show pirotécnico de 18 minutos, 17 toneladas de fogos, público estimado em 1,3 milhão de pessoas, 15 atrações, mais de 12 horas de programação à beira-mar com artistas em alta no cenário musical brasileiro como Wesley Safadão, Luan Santana e Xandy Aviões fazem da festa de Réveillon de Fortaleza uma das mais animadas do país. A programação começa às 17h do domingo (31) e termina às 5h20 do dia 1º, com blocos levando ao Aterro da Praia de Iracema uma prévia da próxima festa: o carnaval.

Luan é a primeira das grandes atrações nacionais da noite a se apresentar no palco de 60 metros de extensão e 19 metros de altura, e, na sequência, vem o DJ Alok. Safadão, a banda Aviões e o humorista Tirullipa comandam a 'hora da virada'. O pianista Felipe Adjafre e cantor Gustavo Serpa abrem os shows ao pôr-do-sol e os blocos Luxo da Aldeia e Unidos da Cachorra encerram a programação.

A Praia de Iracema, bairro boêmio e histórico, tem algumas das mais belas paisagens da orla fortalezense. Grandes eventos não são novidades por lá. O mesmo ponto abrigou as festas de torcida (fan fests) na Copa do Mundo de 2014, os shows do Encanta Ceará, com cantores que fizeram carreira a partir do estado, além dos festejos juninos. Mas o 'mar de gente' na areia no show da virada costuma se estender do Aterro à Praia do Mucuripe, área turística de hotéis, restaurantes e bares.

“Será com certeza uma festa muito bonita. Fortaleza, como uma das cidades mais turísticas do Brasil, tem que presentear nosso turista e o fortalezense com a festa do Réveillon”, afirma o secretário municipal do Turismo, Alexandre Pereira.

Este ano, a novidade é que a virada do ano vai ser também um evento solidário. Os artistas vão pedir doações para o público, destinadas à Associação Peter Pan, entidade escolhida em sorteio. Segundo o secretário, os valores vão ser usados para construção de um Centro Pediátrico do Câncer.

Turismo na capital

A associação da indústria hoteleira destaca que os eventos de Réveillon elevaram a ocupação hoteleira na capital nas últimas duas décadas no fim de ano. "O turismo, neste período de fim de ano, cresceu bastante. Vinte e cinco anos atrás a ocupação hoteleira em Fortaleza era só de 30%. Hoje chega a 95%", diz Eliseu de Barros, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Ceará (ABIH-CE) e diretor do Marina Park Hotel.

Eliseu, para quem o hotel que dirige colocou Fortaleza no 'mapa' nacional das festas de Réveillon, ressalta que o evento no Aterro ainda precisa de mais divulgação. "De preferência como ocorrem em outras cidades, pouco depois do meio do ano", diz.

Réveillon em números:

11 telões

17 toneladas de fogos

18 minutos de show pirotécnico

15 atrações

12 horas de festa

1,3 milhão de pessoas devem ir ao Aterro

650 mil turistas desembarcam na capital para as festas de fim de ano

98% de ocupação hoteleira

879 policiais na orla

Palco de 16 metros de altura

A secretaria municipal de turismo estima que 650 mil turistas desembarquem na capital cearense pra as festas de fim de ano e ocupem 98% da rede hoteleira.

Nesta alta estação, o Aeroporto Internacional Pinto Martins deve receber 445 voos extras, sendo 227 chegadas e 418 partidas. Do total de operações, 20 são internacionais vindos de Buenos Aires, Porto e Lisboa. No mercado nacional, os voos extras chegarão de Belém, São Luís, Recife, Teresina, São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Belo Horizonte, Cuiabá, Brasília, Porto Alegre e Curitiba. Está prevista também a chegada de sete cruzeiros no Terminal do Porto do Mucuripe em janeiro e fevereiro.

Confira as atrações:

Xand Avião

Wesley Safadão

DJ Alok

Simone e Simaria

Luan Santana

Capital Inicial

Selvagens à Procura de Lei

Marcos Lessa

Chico Pessoa

Fábio Carneirinho

Felipe Adjafre

Gustavo Serpa

Luxo da Aldeia

Bloco Unidos da Cachorra

Tirulipa

Segurança

A segurança vai contar com om 879 policiais militares distribuídos em dois turnos ao longo da orla, de acordo com o plano operacional do evento divulgadas nesta quarta-feira (27).Segundo a prefeitura, serão instaladas 10 torres de observação elevadas para a polícia militar, e haverá uma base móvel para registrar boletim de ocorrências. A Polícia Civil terá 39 profissionais de plantão nas delegacias especializadas, 2º DP e 34ºDP.

Os policiais vão atuar em viaturas, motocicletas, cavalos, a pé e em helicópteros. Ao todo, 484 agentes da Guarda Municipal vão ser distribuídos para atividades de isolamento do espigão da João Cordeiro; salvamento aquático; apoio à AMC, Etufor e Urbfor, e aos fiscais da Agência de Fiscalização (Agefis); e nos sete terminais de ônibus.

Bolsão para estacionar

Outra novidade neste ano é o bolsão de estacionamento gratuito no shopping Riomar Fortaleza, no Papicu. É possível deixar o veículo no shopping e apanhar o ônibus gratuitamente até o cruzamento da Avenida Rui Barbosa e Rua Deputado Moreira da Rocha.

O estacionamento está livre a partir de 18h. Segundo o plano operacional, os ônibus começam as viagens em direção à festa de acordo com a demanda.

Bloqueios

A primeira intervenção no trânsito na área do evento e a partir das 5h do domingo (31) com a proibição de estacionamento em toda a área do Aterrinho, na Avenida Beira-Mar, entre as ruas Arariús e Ildefonso Albano, além da Avenida Historiador Raimundo Girão e todas as vias transversais, entre a Avenida Rui Barbosa e Rua Ildefonso Albano. As proibições são válidas até o fim do evento. A Autarquia Municipal de Trânsito terá 140 agentes em serviço.

As principais vias bloqueadas para trânsito, a partir das 17h do sábado (31),serão a Avenida Beira-Mar, no trecho entre as ruas Arariús e Ildefonso Albano, e a Avenida Historiador Raimundo Girão, entre a Avenida Barão de Studart e Rua Ildefonso Albano.

Desvios de trânsito

O condutor que estiver trafegando no sentido leste-oeste (Mucuripe/Centro) na Avenida Abolição terá que entrar à esquerda na Avenida Barão de Studart e à direita na Rua Deputado Moreira da Rocha. Já quem vem no sentido contrário (Centro/Mucuripe) na Avenida Historiador Raimundo Girão deve dobrar à direita obrigatoriamente na Rua Ildefonso Albano e à esquerda na Avenida Monsenhor Tabosa.

O motorista que circula pela Rua Carlos Vasconcelos em direção ao Aterro terá que desviar à direita na Avenida Monsenhor Tabosa. As vias perpendiculares que dão acesso ao Aterrinho e ao Aterro da Praia de Iracema também serão bloqueadas, sendo liberadas apenas para o fluxo de pedestres.

Moradores e hóspedes dos hotéis que dispõem de garagem localizados no trecho interditado terão acesso de carro somente mediante a apresentação de comprovante de endereço e liberação dos agentes de trânsito nos postos de controle.

Linhas de ônibus

A Etufor informa que 115 ônibus reservas estarão disponíveis das 18h do dia 31 de dezembro até 6h do dia 1º de janeiro. Sete linhas especiais vão circular no dia, fazendo a ligação expressa entre os sete terminais e o Aterro da Praia de Iracema.

Os passageiros vão pagar o valor de tarifa social, reduzindo a passagem inteira para R$ 2,60 e a meia estudantil para R$ 1,10.

A região do evento é atendida por 20 linhas regulares. Algumas linhas vão ter o horário prolongado, circulando até 4h. São elas:

011 - Circular I

012 - Circular II

017 - Intershoppings

033 - Corujão/Circular I

051 - Grande Circular I

052 - Grande Circular II

054 - Corujão/Praia do Futuro/Caça e Pesca

055 - Corujão/Grande Circular I

056 - Corujão/Grande Circular II

071 - Antônio Bezerra/Mucuripe

077 - Parangaba/Mucuripe

092 - Antônio Bezerra/Papicu/Praia de Iracema

130 - Vila do Mar/Náutico II

711 - Barra do Ceará/Cais do Porto (Complementar)

752 - Caça e Pesca/Centro (Complementar)

762 – Caça e Pesca/Centro/IE

903 - Varjota

905 - Meireles/Centro

906 - Caça e Pesca/Serviluz/Centro

907 - Castelo Encantado/Centro

909 – Praia do Futuro/Caça e Pesca/Beira Mar

Saúde

Um posto médico com sala de observação, sala de procedimentos e de estabilização será instalada no Aterro. O posto contará com um coordenador operacional, três médicos, dois enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem e um auxiliar de serviços gerais.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Fortaleza) vai ter uma Unidade de Suporte Avançado com um médico, um enfermeiro e um condutor de veículo de urgência. A Unidade será composta por um condutor de veículo de urgência e um técnico de enfermagem. O Samu terá ainda uma Unidade Incidente de Múltiplas Vítimas com um condutor de veículo de urgência.

O instituto Dr. José Frota (IJF), UPA Pirambu, UPA Praia do Futuro, Frotinha de Messejana, Frotinha do Antônio Bezerra e HGF estarão de plantão.

Fonte: G1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: