Olhe Direito!

Olhe Direito!

Pronto Socorro do HGV funciona aos sábados

Sexta - 24/07/2015 às 14:07



Foto: Reprodução HUT
HUT
O Centro Cirúrgico do Hospital Getúlio Vargas (HGV) passa a funcionar também aos sábados. Desde a transferência do Serviço de Pronto-Socorro para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) em 2008, é a primeira vez que o Centro Cirúrgico do HGV passa a funcionar regularmente aos sábados. A medida é um esforço conjunto da Secretaria Estadual da Saúde e da direção do Hospital para reduzir a fila de espera das cirurgias eletivas e realizar um maior número de cirurgias da urgência.

Neste sábado (25), a especialidade a ser contemplada será ortopedia, com 20 pacientes provenientes do Ambulatório Integrado, HUT e de unidades de saúde do interior do estado, como é o caso da aposentada, Cosma Maria dos Santos, de 85 anos, que fraturou o braço devido a uma queda quando saia da Igreja, no município de Barro Duro, a 105 quilômetros de Teresina. A neta de D. Cosma, Vandeíula Evangelista, ficou aliviada quando soube que sua avó seria operada no sábado. “Graças a Deus, maravilhoso!!”, exclamou.

A diretora do HGV, Clara Leal, explica que o início das atividades do Centro Cirúrgico aos sábados representa um esforço do HGV e da Secretaria da Saúde para atender um maior número de usuários que estão aguardando na fila de espera e evitar sofrimento e sequelas definitivas, principalmente em idosos.

No sábado passado (18), vinte crianças que sofriam com graves problemas de adenóide e amigdalite foram operadas. “A ação, em caráter experimental, foi um sucesso”, afirma Clara Leal. Várias especialidades também serão contempladas como cirurgia geral, plástica e cirurgias de cabeça e pescoço.

Nos primeiros seis meses de 2015 foram realizados mais de 4.679 procedimentos de média e alta complexidade pelo Centro Cirúrgico do HGV. 
Siga nas redes sociais
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

Compartilhe essa notícia: