Saúde

Programa garante ações de saúde em 250 escolas na capital

Foram firmadas 12 ações e metas a serem contempladas nos próximos dois anos

Quarta - 28/06/2017 às 15:06



Foto: Divulgação Fundação Municipal de Saúde
Fundação Municipal de Saúde

Um total de 250 escolas aderiram este ano ao Programa Saúde na Escola (PSE), que promove saúde e educação integral para crianças, adolescentes, jovens e adultos. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Secretaria Municipal de Educação (Semec) firmaram termo de compromisso que determina as responsabilidades e metas do programa pelos próximos dois anos.
 
Serão beneficiados 87.756 estudantes, que serão atendidos por 260 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) em toda a capital. “O objetivo da pactuação é formalizar o desenvolvimento das ações de promoção e atenção à saúde e de prevenção das doenças e agravos relacionados à saúde dos escolares”, explica Ayla Calixto, gerente de Ações Estratégicas da FMS.
 
Ainda segundo a gerente, por meio do termo de compromisso, foram firmadas 12 ações e metas a serem contempladas nos próximos dois anos. “Entre elas estão a promoção de saúde bucal, práticas corporais, prevenção ao uso de álcool e drogas, violências, obesidade, avaliação da situação vacinal, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, entre outras”, enumera Ayla Calixto.
 
Os profissionais de saúde realizam um monitoramento mensal dos estudantes, com acompanhamento de acordo com a realidade local e o registro na plataforma E-SUS, que permite agilidade e qualificação da informação para monitoramento pelas autoridades de saúde.
 
O Ministério da Saúde informou que em 2017 vai destinar R$ 89 milhões para ações com estudantes em todo o Brasil. O PSE já chegou a 86% dos municípios brasileiros, atingindo 40% dos alunos 4.787 municípios (86%) 18.313.214 estudantes (40%) 78.934 escolas 32.317 equipes de saúde.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: