Economia

Programa desenvolverá a competitividade de quatro setores econômicos de Teresina

Até 2020 o Teresina Competitiva visa desenvolver os clusters de saúde, educação, moda e tecnologia da informação

Sexta - 29/09/2017 às 17:09



Foto: Divulgação Arranjos Produtivos
Arranjos Produtivos

Nesta quinta-feira (28), no auditório da FIEPI, foram apresentados a empresários e autoridades do estado os resultados da primeira fase do programa Teresina Competitiva, que identificou dez clusters, que são setores econômicos concentrados em um lugar; caracterizou e priorizou os setores de saúde, educação, moda e tecnologia da informação. O programa, que ainda terá mais duas fases, visa aumentar a competitividade das empresas locais e desenvolver a economia do município.

O Teresina Competitiva é uma iniciativa da Prefeitura de Teresina, por meio do programa Lagoas do Norte e tem a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), SEBRAE, Secretaria de Planejamento do Governo do Estado (SEPLAN), FIEPI, BNB, além de contar com a consultoria da empresa Cluster Consulting.

O prefeito Firmino Filho esteve na apresentação dos resultados e ressaltou a importância do programa. “O Teresina Competitiva é uma ação extremamente importante para a nossa cidade. Precisamos enfrentar o desafio de transformar Teresina em uma cidade forte e competitiva e não restam dúvidas de que nos setores de serviços temos vários potenciais. Toda essa metodologia do projeto busca identificar aqueles setores que já demonstraram sua capacidade de competir e precisam ser reforçados”, afirmou.

Segundo o diretor da empresa Cluster Consulting, Carlos Tarrasón, o programa ainda terá mais duas fases: na primeira fase será desenvolvida uma visão estratégica e um plano de ação para cada cluster, na segunda fase, de mais de dois anos de duração, serão implantadas as ações. Esse processo contará com a contribuição direta do poder público e empresariado. “A missão é melhorar a competitividade da cidade, reativar o setor empresarial como um todo, então é um desafio muito grande. Até 2020 o projeto irá executar as iniciativas de clusters, financiar parte das ações que devem ser feitas para desenvolver as capacidades dos clusters, motivar o empresariado, capacitar e facilitar o acompanhamento. Para isso, será criada uma unidade executora dentro da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico”, explicou.

Já o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Aluísio Sampaio, falou da grande oportunidade para Teresina. “O projeto veio de uma grande possibilidade do Banco Mundial e que sem dúvidas deverá ser um divisor de águas na economia do nosso município e estado. Ele nasce de algo existente na nossa economia, de um diagnóstico que foi feito com muito cuidado e avaliações. Inicialmente, chegamos a dez setores e posteriormente escolhemos quatro grupos que precisam da parceria e envolvimento de todos. Com isso podemos mudar a realidade, inclusive aumentando a competitividade, finalizou.

Fonte: Ascom PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: