Educação

Programa de gestão prepara escolas de Teresina para inovação

Semec reuniu 131 coordenadores pedagógicos para discutir as estratégias da solução educacional

Quinta - 15/03/2018 às 17:03



Foto: Ascom Semec reuniu 131 coordenadores pedagógicos para discutir as estratégias da solução educacional
Semec reuniu 131 coordenadores pedagógicos para discutir as estratégias da solução educacional

As unidades de ensino da Prefeitura de Teresina estão trilhando caminhos para alcançar uma das metas prioritárias: a alfabetização de crianças na idade certa. Para alcançar os resultados almejados, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) reuniu 131 coordenadores pedagógicos para discutir as estratégias da solução educacional chamada Gestão da Politica de Alfabetização, executada em parceria com o Instituto Ayrton Senna.


Foram 16 horas de capacitação no Centro de Formação Odilon Nunes, de onde os pedagogos saem preparados para iniciarem as ações em suas escolas, com foco nas turmas de 2º e 3º ano do Ensino Fundamental. O objetivo é proporcionar uma educação integral aos estudantes, oferecendo espaço para o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, e garantir a alfabetização na idade certa, contribuindo para manter o fluxo escolar regular.


Segundo Luzia Carvalho, gerente dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Semec, essa é uma iniciativa que fortalece uma cultura de gestão do processo de alfabetização. “Esses coordenadores pedagógicos, apoiados pelos técnicos da Secretaria, levarão aos professores estratégias para que protagonizem a inovação das políticas de alfabetização. Entendemos que esses alunos precisam de um desenvolvimento integral, onde se articulam conhecimentos de todas as áreas e competências socioemocionais”, destaca.


A partir de abril os professores passam a utilizar o novo formato que deve potencializar as habilidades das crianças, a fim de que sejam alfabetizadas no 1º ano do Ensino Fundamental. A ação inclui o uso de referenciais pedagógicos que respeitam os currículos e métodos de alfabetização já adotados pela Rede e envolve os profissionais de todas as instâncias da gestão educacional com o sucesso da alfabetização: sala de aula, unidade escolar e secretaria de educação.


“Acompanharemos os avanços durante todo o ano, apoiando os professores e reunindo os pedagogos em encontros bimestrais. Acreditamos que essa iniciativa, em consonância com as demais já executadas, vai garantir melhor qualidade ao aprendizado dos alunos, nosso maior objetivo”, conclui Luzia.


 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: