Brasil

Professores podem iniciar greve dia 10 e adiar começo do ano letivo no

ameaça greve protestos professores

Sexta - 03/02/2012 às 23:02



 O ano letivo das escolas da Rede Estadual de Ensino pode não iniciar no dia 13 de Fevereiro conforme o estabelecido pela Secretaria Estadual de Educação, pois os professores podem iniciar greve na próxima sexta-feira (10). Haverá uma assembleia geral para decidirem sobre o assunto.

A categoria reivindica reajuste salarial de 22,3%, entre outros pontos. O secretário de comunicação do Sinte (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí), Kassyus Lages, explica que, até o momento, o Governo não se prontificou em atender às reclamações. "Desde dezembro a gente vem tentando negociar, mas o Governo insiste em esperar uma portaria do ministro da Educação. Não há necessidade disso. O reajuste que estamos pedindo é o mesmo percentual de aumento do custo-aluno. Está na Lei do Piso. Só queremos que seja cumprido", disse.

Ainda de acordo com os trabalhadores da educação, há casos em que alguns direitos estão sendo desrespeitados: Os professores não estariam cumprindo um terço da carga-horária fora da sala de aula, e os salários dos técnicos administrativos não estariam sendo reajustados no mês de maio, como acordado.

Um outro ponto cobrado pela categoria diz respeito a melhorias na infra-estrutura das escolas. "Nós recebemos muitas denúncias de pais de alunos. São escolas com fossas entupidas, instalações elétricas comprometidas; faltam ventiladores, banheiros, refeitórios", enumera Kassyus Lages.

Havendo greve, além dos professores, demais servidores da educação também devem aderir ao movimento, totalizando cerca de 40 mil trabalhadores com as atividades paradas em todo o Estado.

A fim de que não aconteça a paralisação, o Governo do Estado vai se reunir com representantes da categoria para mais uma rodada de conversação na próxima segunda-feira (6).

Fonte: Da redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: