Brasil

Professores afirmam: adolescentes podem fazer musculação, Sim!

musculação adolescentes professores

Quinta - 01/08/2013 às 10:08



Ao contrário do que muita gente pensa, os exercícios de musculação - se bem orientados - não trazem prejuízos para os adolescentes, mas sim benefícios, já que a modalidade afasta os jovens do sedentarismo e os inserem em uma rotina mais saudável. Veja também dicas de atividades físicas a partir dos 05 anos de idade

Exercícios, além de contribuir para o condicionamento físico e fortalecimento muscular, ajudam no equilíbrio com a balança. Quanto à rotina de treinamentos, é importante ter o acompanhamento de um profissional para evitar exageros e séries erradas.
"Certos exercícios, independente do tempo, podem gerar sobrecargas mecânicas para os quais o aparelho locomotor de adolescentes e mesmo de adultos não estão preparados", explica Prof. Dr. Júlio Cerca Serrão, Coordenador do Laboratório de Biomecânica da Escola de Educação Física e Esporte da USP, autoridade no assunto.

"A avaliação e orientação física se torna imprescindível para um melhor treinamento. Com os dados da avaliação física em mãos, e o aluno orientado das suas restrições e indicações, o professor poderá prescrever um treinamento muito mais adequado ao gosto pessoal, idade, objetivos e tempo disponível", explica Priscilla de F. de Arruda Camargo, Profa. de Ed. Física, Especialista em Avaliação e Orientação Física e Especialista em Exercícios na Saúde, na Doença e no Envelhecimento pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

De acordo com a especialista, a musculação para o jovem não deve ser o foco principal do treinamento, e sim esportes coletivos que promovam sociabilização e que trabalhem o corpo de modo geral.


Duvidas mais frequentes:

• Jovens devem sair do sedentarismo,=. Musculação é uma opção?
Profa. Priscilla deixa claro, “a musculação pode ser uma saída para quem não abre mão, porém, com ressalvas”. "As hipóteses de que os exercícios com pesos poderiam esmagar ossos, lesar placas de crescimento e romper estruturas são comprovadas cientificamente", explica Prof. Dr. Júlio Serrão, porém o preparo do professor é imprescindível. “Professores bem informados e capacitados orientam a musculação de jovens, em média, a partir de 11 anos. Fazer os jovens gostarem de atividade física os tira bastante da internet e da televisão” orienta Julio.

“A idade de 11 anos é uma referência, porque, na verdade, os casos precisam ser avaliados individualmente. Musculação exige propriocepção, ou seja, temos que ter concentracão no movimento e pereceber qual movimento estamos realizando. Muitas vezes os jovens são dispersos. Por isto, é primordial o professor acompanhar de perto este jovem e fazer as adaptações necessárias, seja do exercício ou do aparelho”, explica Profa. Priscilla.

A preocupação deve ser com a segurança. “Sabemos que o sistema locomotor imaturo não está preparado para grandes esforços e o desenvolvimento geral do organismo pode ser afetado por atividades físicas extenuantes. Mas, bem- orientados, os exercícios de musculação para adolescentes não oferecem grandes riscos”, salienta Profa. Priscilla.


Para Prof. Dr. Júlio, o ideal nessa faixa etária é fazer o esporte que o jovem goste. O esporte coletivo, mais lúdico, é uma opção. O importante é não ficar sedentário, já que os jovens, por exemplo, de 11 e 12 anos, estão cada vez mais internéticos e parados na frente seja do computador ou da televisão.

Segundo ele, a musculação na adolescência pode ser ainda fundamental para prevenir a osteoporose no futuro. Mas, é importante saber que não existe "poupança de osso", ou seja, Prof. Dr. Julio Serrão explica que "o exercício e a musculação devem ser feitos a vida toda, serem incorporados na rotina de vida." A densidade mineral óssea aumenta na adolescência e se mantém até a terceira década. Há uma tendência de recomendar a musculação para adolescentes e reduzir a osteoporose na meia-idade, mas o princípio básico é deve-se fazer exercícios a vida toda!

• Musculação pode ajudar a prevenir a obesidade também nos jovens?

A musculação a partir, em média de 11 anos, pode auxiliar também como prevenção à obesidade e às lesões causadas pela prática esportiva. O fundamental é que os aparelhos da musculação tenham regulagens específicas para jovens. O objetivo nessa idade não é aumentar a massa muscular. A melhor pessoa a determinar a carga e o número de repetições será o professor que acompanhará seu filho (a).

O ideal é que o treinamento de musculação seja associado a práticas esportivas e compensar, assim, a falta ou pouca atividade física nas escolas.

O importante é que os adolescentes não fiquem parados, que saiam do sedentarismo e usufruam dos benefícios da atividade física!

• Relação especial com os exercícios físicos para cada idade. Vejam algumas sugestões:

Até os 05 anos: As atividades para esta fase devem ser lúdicas, imitando movimentos naturais, como correr, pular, dar cambalhotas e até mesmo nadar. Os esportes com bola não são recomendados, pois o entendimento de espaço e corpo não permite as crianças a pegarem a bola e jogarem de volta para os amigos. Então, os exercícios mais indicados podem ser: natação, recreação em geral, judô e circo;

De 6 a 11 anos: Nesta fase as crianças podem começar a praticar atividades um pouco mais complexas e devem começar a interagir com as demais crianças. Portanto, os exercícios mais indicados são os jogos de equipe como: futebol, vôlei, tênis, e diversos outros esportes de acordo com a preferência de cada criança.

De 12 a 15 anos: Os pré-adolescentes necessitam de esportes mais interativos e agitados para prender a atenção dos mesmos. Então vamos focar as atividades em competições que desenvolvem o equilíbrio, força e destreza. A musculação também é indicada nessa fase.

De 16 a 20 anos: Tenha cuidado ao incentivar certos exercícios, pois nessa fase os jovens não precisam desenvolver musculaturas invejáveis e sim devem desenvolver a coordenação motora e o condicionamento físico. As melhores atividades nessa fase são: caminhada e corrida, ciclismo (bike), ginástica localizada, boxe, pilates, jiu-jitsu, etc.

Aos 20 anos: Nessa época os jovens estão mais socializados, porém gostam muito de interagir uns com os outros, então os esportes coletivos continuam sendo indicados. O corpo já está mais preparado para exercícios de impacto, os treinos de musculação devem ser mais focados e atividades como natação e corrida são muito indicados para o condicionamento físico.

Aos 30 anos: Nessa fase, como em todas as outras, o indicado é escolher os exercícios que dão mais prazer, mas sempre focando na saúde. O importante é não deixar de se movimentar, pois a partir dos 30 anos o metabolismo começa a desacelerar e qualquer descuido faz com que haja declínio no condicionamento físico, bem como a qualidade de vida.

A partir dos 40 anos: A musculação passa a ser primordial, pois o impacto causado pela atividade estimula a síntese óssea e o ideal é trabalhar o core (músculos do quadril, abdômen e costas que ajudam a estabilizar a coluna).


“Nunca se esqueça que o alongamento é muito importante em qualquer etapa da vida. A flexibilidade pode ser desenvolvida por intermédio da musculação também, que é fundamental, até mais que o alongamento tradicional", finaliza o prof. Dr. Julio Serrão.

FONTES DA MATÉRIA:

1- Priscilla de Arruda Camargo, Profa. de Ed. Física, Consultora de Qualidade de Vida e Diretora do Portal Sentir Bem (www.sentirbem.com.br )

Formada em Educação Física, especializou-se em Prescrição de Exercícios na Saúde, na Doença e no Envelhecimento na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e também em Nutrição Esportiva. Por 12 anos foi avaliadora física da Runner. Paralelamente, junto ao Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão, livre-docente em Ginecologia da FMUSP, atuou na prescrição de exercícios auxiliares na regulação hormonal das mulheres.
Colaboradora de revistas no segmento de Qualidade de Vida, como Boa Forma, Guest, Capricho, Corpo a Corpo, com artigos e geração de pautas. Também produziu conteúdo para sites como o da Nike Running, Peugeot, e, atualmente, Gendai e China in Box. Atualmente também é redatora do site da marca NUTRY, www.euqueroviverbem.com.br
É uma empresária atenta às oportunidades, capaz de idealizar e implementar atividades diferenciadas na área de informação (conteúdo e comunicação) sobre Saúde e Qualidade de Vida, sempre em busca de novos parceiros de negócios.


2) Prof. Dr. Júlio Cerca Serrão é coordenador do Laboratório de Biomecânica da Escola de Educação Física e Esporte - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: