Municípios

Produção de melancia ecológica e de qualidade bate recorde e muda a ec

produção melancia ecológica corrente-pi

Terça - 01/03/2016 às 20:03



Foto: portalcorrente melancia ecológica plantada na região de Corrente-PI
melancia ecológica plantada na região de Corrente-PI
Os produtores de melancia da localidade Pastores, zona rural de Corrente, comemoram a safra desse ano, que bateu todos os recordes. Com uma produção de 12 mil frutas, hoje a comunidade se orgulha de abastecer todo o mercado do município e das cidades vizinhas, mudando a realidade econômica e contribuindo para a autoestima dos agricultores. “Antes a gente levava as frutas pra vender na feira municipal, com muita dificuldade, porque a estrada era muito ruim e a produção era pouca, mas hoje os caminhões vêm até aqui buscar a nossa produção pra vender em Corrente e em muitas cidades da região”, conta Eduilson Pereira Lima, presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais Vale da Bênção de Pastores.

As melancias vendidas pelos produtores de Pastores são famosas não somente pela longa distância que percorrem – 47 quilômetros, 25 dos quais em uma estrada de terra acidentada, sujeita às intempéries anuais e dependentes de manutenção constante; elas são famosas principalmente pela sua excelente qualidade, com sabor superior aos frutos trazidos pelos comerciantes de diversas regiões do Brasil. “Nenhuma é mais doce e gostosa que a nossa, por isso a gente vende a produção toda, não sobra nada! Além disso são totalmente orgânicas, não usamos nada de agrotóxicos ou adubos químicos, o que não se pode garantir das frutas que vêm de fora!”, afirma orgulhoso, sem pestanejar, o agricultor.

Mas a realidade nem sempre foi essa; a comunidade precisou passar, em poucos anos, por uma profunda mudança na forma de cultivar a terra. “Antes a gente queimava a terra pra fazer a plantação. Graças a Deus hoje a gente sabe cuidar da roça do jeito certo, sem precisar colocar fogo”, explica a agricultora Marinélia Pereira Lima, enquanto percorre a sua plantação a procura das melhores frutas para tirar uma foto. Ela cultiva a terra junto do seu marido, Nilson Evangelista dos Santos, ao lado da propriedade do seu filho, que também produz melancias.

O Pastor Manoel Luiz Reis de Oliveira, que há vários anos realiza um trabalho voluntário na localidade, intermediou a comunicação entre os produtores e a prefeitura, levando as principais necessidades dos agricultores aos gestores municipais.

“Eu conhecia a localidade Pastores há muitos anos, pelo trabalho religioso que desenvolvi aqui, e sabia que a comunidade, que é muito esforçada, precisava de ajuda para melhorar a sua produção. Aos poucos, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, nós fomos introduzindo novos conhecimentos e novas tecnologias de produção, que deram resultados muito positivos. Para se ter ideia, além de realizar as queimadas eles não aravam a terra antes de plantar, então se trata de uma mudança de cultural. Os produtores que acreditaram na mudança e que modificaram a forma de produção hoje colhem os resultados, literalmente, incentivando os outros produtores a fazerem o mesmo. E a mudança foi feita através da Associação que foi formalizada no ano passado, onde participam 27 produtores de toda a localidade, independentemente de sua religião. É um grande exemplo para os agricultores de Corrente”, coloca o pastor.

O prefeito Jesualdo Cavalcanti, acompanhado pelo ex-prefeito João Barros e pelo Gerente Municipal de Recursos Hídricos, Osvaldo Rodrigues, estiveram na localidade neste sábado (27) visitando as plantações e conversando com os agricultores. Na casa de dona Camila, mãe do presidente da Associação, o prefeito ouviu as principais reivindicações da comunidade.

Entusiasmados com o sucesso das novas técnicas implementadas, os produtores já estudam a ampliação da produção através de irrigação. “Eles acreditam que, através da tecnologia, seria possível dobrar a produção com uma qualidade ainda superior, já que a umidade característica do período de chuvas é favorável ao desenvolvimento de fungos, ocasionando uma considerável margem de perda. Além disso planejam diversificar a cultura, plantando hortaliças”, explica Osvaldo Rodrigues.

O gestor municipal gostou da ideia e deu carta verde para um novo experimento. “Sugerimos que a comunidade abra o poço cacimbão, sugestão feita por eles próprios, e a prefeitura entrará com as manilhas. Caso o resultado seja positivo e garanta a irrigação de uma determinada área de plantio, apoiaremos a disseminação da obra por toda a região, que reconhecidamente possui grande reservatório de água em seu subsolo”, comentou o prefeito.

O gestor lembrou ainda que já assinou o convênio com a CODEVASF para a construção da estrada que fará a ligação com a comunidade, no valor de R$ 713.213,21. “Aguardamos apenas a aprovação do projeto executivo para dar início à obra. Além disso, anualmente e sempre necessário realizamos a manutenção da estrada através da prefeitura, garantindo o acesso à região, evitando que ela fique isolada”, completou.

Osvaldo finaliza elogiando a comunidade pela boa vontade de sua gente. “Nós sabemos da importância que a parceria do poder público com a comunidade representa, não exatamente pela economia, mas pela conscientização da população que acaba se sentindo corresponsável pelo bem e nenhum lugar expressa mais essa característica que os Pastores, onde as pessoas conseguem trabalhar em regime de mutirão, dando exemplo para todo o município de Corrente”.

Fonte: portalcorrente

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: