Olhe Direito!

Olhe Direito!

Prefeito Firmino Filho entrega reforma de UBS no Angelim

Segunda - 03/08/2015 às 15:08



Foto: Alepi/Caio Bruno Prefeito Firmino Filho
Prefeito Firmino Filho
A Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), entregou nesta segunda-feira (03) a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Angelim, zona sul da capital, totalmente reformada e ampliada. O evento faz parte do calendário de atividades relacionadas às comemorações do aniversário de 163 anos da capital. Essa é a 18ª obra de Unidade Básica de Saúde entregue somente na gestão atual, em Teresina.

A Unidade Básica de Saúde Dr. Francílio Ribeiro de Almeida possui quatro Equipes Saúde da Família, que não tiveram seus trabalhos suspensos por conta da reforma da UBS. O investimento com a reforma e ampliação da unidade foi de R$ 229.792,56. Cerca de 16 mil pessoas são atendidas pela Unidade de Saúde.

A reforma consistiu na construção de um consultório odontológico; um escovódromo; um consultório médico; uma farmácia; sala de expurgo, sala de aerossol e auditório.Três banheiros foram adaptados para portadores de necessidades especiais e dois banheiros de uso geral foram reformados; a sala de coleta foi reformada, assim como um consultório odontológico. A sala de procedimentos foi ampliada, a sala de vacina reformada; três consultórios médicos reformados e o SAME (marcação de consultas) foi ampliado.

“Hoje é um momento de reafirmação do nosso compromisso com a atenção básica em saúde. Uma forma concreta de demonstrar isso é a entrega da reforma da UBS Dr. Francílio Ribeiro de Almeida. Nós investimos constantemente na infraestrutura e capacitação dos profissionais que atuam na promoção em saúde em nossa cidade. Nada melhor que aproveitarmos o mês de aniversário de Teresina para entregarmos a reforma de uma unidade de saúde tão importante”, disse o prefeito de Teresina Firmino Filho.

Essa é a 18ª obra de Unidade Básica de Saúde entregue somente na gestão atual. “Estamos vivenciando o maior programa de requalificação de infraestrutura na atenção básica municipal. Temos 36 novas unidades de saúde em construção ou em processo licitatório. Além de ganho em estrutura física, também trabalhamos a capacitação de todos os profissionais que atuam na saúde. E não podemos deixar de citar que mais de 2.300 concursados foram convocados em dois anos e meio no setor de saúde. E a cada dia avançamos mais”, falou o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luciano Nunes.

É na UBS onde é possível receber atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Para a dona de casa Tatiana Viana, mãe da pequena Tainá de nove meses, a reforma da UBS do Angelim foi muito importante para a comunidade. “Agora a sala de vacina é maior, traz mais conforto, sem falar do consultório médico, que agora está todo novo”, disse ela.

Não só a população usufrui de uma unidade de saúde reformada, mas também os servidores que ali atuam rotineiramente. “A reforma nos trouxe diversos ganhos, entre eles a construção de um auditório, que nos possibilita realização de atividades com a comunidade e com os próprios funcionários da unidade. Assim, poderemos ter melhores planejamentos e resultados nas ações de prevenção em saúde”, disse Andressa Moura, apoiadora das Equipes de Saúde da Família da UBS do Angelim.

Outro ponto citado por Andressa Moura foi a ampliação da farmácia do local. “Antes era muito pequena, agora poderemos prestar melhor atendimento aos usuários. Sem falar da sala de procedimentos que foi reformada e ampliada e agora exibe mais conforto, com melhor refrigeração e acolhimento aos pacientes”, falou.

Raquel Miranda também é umas das pessoas que sempre procura atendimento básico na UBS do Angelim. “Essa reforma veio em um bom momento, pois o prédio tinha uma estrutura antiga e, mesmo os profissionais tentando fazer um bom atendimento, ficávamos prejudicados por conta das instalações. Mas agora percebo que está tudo melhor”, enfatiza ela.
Siga nas redes sociais
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

Compartilhe essa notícia: