Cidade

População da zona Sul é beneficiada com nova Unidade Básica de Saúde

Investimento na obra foi de R$ 866.947,09

Terça - 28/08/2018 às 17:08



Foto: Ascom Unidade Básica de Saúde José Cândido de Moraes Júnior
Unidade Básica de Saúde José Cândido de Moraes Júnior

Uma nova estrutura, com conforto para os usuários e condições de trabalho adequado para os profissionais de saúde. Foi o que recebeu a população de oito mil pessoas do bairro Areias na manhã de hoje (28), com a inauguração da Unidade Básica de Saúde José Cândido de Moraes Júnior, em comemoração ao aniversário de 166 anos de Teresina.

Esta é a 71ª UBS a receber um prédio novo, dentro dos padrões de qualidade do Ministério da Saúde. De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Sílvio Mendes, até o final do ano mais quatro unidades serão entregues. “Nossa meta é fazer com que todas as 90 UBS funcionem em prédios adequados até o próximo ano”, disse o presidente.

A nova unidade conta com sete consultórios, entre médicos, odontológicos e indiferenciados, farmácia, salas de observação, coleta, vacina, esterilização, inalação, sala de marcação de consultas e banheiros adaptados para portadores de deficiência. Para sua construção foi feito um investimento de R$ 866.947,09. “Nosso trabalho será redobrado, mas com certeza mais feliz. Estamos aqui de braços abertos para acolher a população com uma excelente estrutura, pois a casa é deles”, disse Celina Lages, dentista de uma das duas equipes Estratégia Saúde da Família que atuam na unidade.

“Achei a melhor coisa que fizeram, pois estão fazendo o bem para a gente”, comentou a usuária Antônia Gomes. A dona de casa de 48 anos frequenta o serviço odontológico do local e disse que aprova o serviço. Já Maria Luzinete Oliveira, que mora próximo à nova UBS, se disse satisfeita em ter uma estrutura nova a seu alcance. “Eu venho muito aqui para consultar minha filha e também acompanho minha mãe e minha vizinha nas consultas de hipertensão e diabetes”, disse.

O prefeito Firmino Filho frisou a importância do investimento feito nos últimos anos na estrutura da Atenção Básica, que agora se reflete em frutos como a adequação de toda a sua estrutura em locais onde antes não havia acesso à essa assistência. “Importante salientar que nas últimas décadas nós procuramos massificar as ações de saúde por meio da Estratégia Saúde da Família. E essa estratégia chegou onde antes não existia a presença dos serviços de saúde em Teresina”, disse.

A Unidade Básica de Saúde é a porta de entrada para o SUS. É uma forma de comunicação direta à rede de atenção básica, localizada próxima a residências, locais de trabalho e escolas para fazer um acompanhamento direto com a comunidade.


 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: