Política

ELEIÇÕES 2022

PT, PCdoB e PV oficializam Federação 'Brasil da Esperança' em torno de Lula

Os presidentes dos partidos anunciam o registro do estatuto e do programa da Federação

Da Redação

Segunda - 18/04/2022 às 09:48



Foto: Ricardo Stuckert Lula
Lula

O PT, PCdoB e PV registram nesta segunda-feira (18) o estatuto e o programa da Federação formada entre as siglas, denominada de "Brasil da Esperança (FE Brasil)". O anúncio foi feito em nota assinada pelos presidentes dos três partidos: Gleisi Hoffmann (PT), Luciana Santos (PCdoB) e José Luís Penna (PV).

De acordo com o site do PT, a Assembleia Geral da Federação, órgão máximo de deliberação, será composta por 60 membros, sendo nove vagas distribuídas igualmente (três por partido) e 51 distribuídas na proporção dos votos obtidos por cada partido nas eleições para a Câmara dos Deputados de 2018.

Lula pede ajuda a Wellington Dias para evitar conflitos em ato por candidatura

Lula vence eleição no primeiro turno, aponta pesquisa Sensus/IstoÉ

Lula tem vantagem sobre Bolsonaro em 15 estados, diz Jornal

 O PT explica ainda que as deliberações da Assembleia Geral serão tomadas por maioria de três quartos de seus membros. Na composição da Assembleia Geral, cada partido terá de indicar no mínimo 30% de mulheres e no mínimo 20% respeitando o critério étnico-racial. A Comissão Executiva Nacional da Federação terá 18 membros. 

Os presidentes de cada um dos partidos são membros natos da comissão e as outras 15 vagas seguirão à proporção dos votos obtidos na eleição para a Câmara de 2018. A primeira presidenta da FE Brasil será a deputada Gleisi Hoffmann (PT); a primeira vice-presidenta, Luciana Santos (PCdoB), e o segundo vice, José Luís Penna (PV). O mandato é de um ano, com rodízio entre os presidentes de cada um dos partidos, podendo haver recondução por decisão unânime.

Fonte: Com informações do Brasil 247

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: