Política

ELEIÇÃO 2024

PT barra filiações para evitar oportunismo de políticos nas eleições municipais

Os petistas querem fazer um "pente fino" na filiações de políticos oportunistas em todo o estado

Cintia Lucas

Quarta - 04/10/2023 às 14:00



Foto: Divulgação PT define candidatos
PT define candidatos

O PT negou, nesta quarta-feira, 3, por unanimidade, a filiação do prefeito de Agricolândia, Ítalo James Alencar de Sousa, eleito pelo MDB em 2020.

O atual prefeito pretendia disputar a reeleição em 2024 pelo PT, mas foi vetado pois já existe no município uma pré-candidatura sendo articulada, a de Janete Barradas, viúva do ex-prefeito e médico, Dr. Barradas, que faleceu em junho de 2021, aos 64 anos, devido a um AVC.

O partido deve repetir o procedimento em relação ao prefeito de Sebastião Barros, onde a comissão provisória já decidiu, por unanimidade, pela pré-candidatura do vereador Elson Guedes (Progressistas).

O caso do vereador Elson é defensável no PT, segundo o dirigente petista porque o vereador foi candidato em 2020 pelo Progressistas, porque o PT não existia em Sebastião Barros, na época.

"Ele queria ser candidato e o único partido que deu certo para ele se filiar na época foi o PP. Mas ele aguarda a janela partidária para se filiar ao PT.  Elson é presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e tem uma história política voltada para a defesa dos direitos dos trabalhadores", explica um membro do Diretório  Estadual do PT.

Os petistas também alegam que algumas filiações estão sendo barradas para evitar que políticos oportunistas ingressem no partido. "O PT atualmente é governo estadual e federal e isso faz com que oportunistas queiram se filiar ao partido para se aproximar dos nossos governos para tirar proveito pessoal", diz um dirigente do partido no Piauí.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: