Política

PLO

Projeto aprovado: Feriado de Carnaval beneficiará trabalhadores

O Projeto de Lei, do deputado Franzé Silva (PT), visa beneficiar comércio, empresas, empregados e empregadores

Da redação

Quarta - 07/07/2021 às 10:37



Foto: Divulgação Carnaval
Carnaval

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, na sessão plenária dessa terça-feira (6), o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 126/19, que institui como feriado estadual a terça-feira de Carnaval. O Projeto segue, agora, para sanção do governador Wellington Dias.

O PLO é de autoria do deputado Franzé Silva (PT) e atende a reivindicação do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia no Estado do Piauí (Sintshogastro) e trabalhadores dessas categorias, que apontam prejuízos do setor em razão de a data não ser oficialmente feriado.

De fato, no Brasil, o Carnaval, apesar da grande mobilização popular em torno da celebração, não é considerado feriado nacional, sendo adotado apenas como ponto facultativo. A data tem importância cultural e econômica.

Dr. Pessoa confirma Edvaldo Marques como secretário da Produção Agropecuária

Fiscal do MS, Regina Célia diz não ter visto nada 'atípico' em compra da Covaxin

Bolsonaro envia projeto para regulamentar conselhos de educação física

Na visão do deputado Franzé Silva, o ponto facultativo beneficia apenas o serviço público. O comércio, empresas e empregadores, por outro lado, acabam prejudicados, ao oferecerem dispensa do trabalho, o que, muitas vezes, exige alguma forma de compensação.

"O Sintshogastro nos apontou a ocorrência de prejuízos para os trabalhadores do setor, por conta do fato de o Carnaval não ser, oficialmente, feriado. O que queremos, portanto, é corrigir esse problema", observa o parlamentar.

"O projeto que propusemos, ouvindo a categoria da hotelaria e gastronomia estadual, busca, portanto, ao reconhecer o Carnaval como feriado estadual, permitir melhorias nas condições profissionais de todos os setores envolvidos na organização do evento", ressalta.

Fonte: Cristiane Pinheiro

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: