Política

ELEIÇÕES

Atos políticos com aglomeração de pessoas foram suspensos em mais de 15 cidades do Piauí

A medida é preventiva, com o objetivo de conter a disseminação da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus

Valciãn Calixto

Quarta - 21/10/2020 às 17:51



Foto: Reprodução/Facebook Caminhada realizada em Piripiri pelo candidato à reeleição Luiz Menezes
Caminhada realizada em Piripiri pelo candidato à reeleição Luiz Menezes

Entra em vigor nesta quarta-feira (21) decreto suspendendo realização de eventos eleitorais que causem aglomeração de pessoas por dez dias no município de Geminiano, situado 340 quilômetros ao Sul de Teresina. 

O documento foi assinado pelo prefeito Erculano Edmilson de Carvalho. A medida visa conter a transmissão do novo coronavírus na cidade. Hoje a cidade possui duas mortes e 95 casos confirmados do novo coronvírus.

Estão suspensos eventos, reuniões, comícios, carreatas, passeatas que causem aglomerações de pessoas em grandes proporções. Partidos, candidatos e coligações que desobedeçam o decreto estão sujeitos a multa que varia de mil a R$ 50 mil.

Clique aqui e confira o decreto

Em todo o Piauí, mais de 15 municípios já suspenderam atos eleitorais por prazo que varia de 10 a 15 dias como forma de combater o avanço da Covid-19, doença causada pelo Sars-CoV-2. Os acordos são realizados entre candidatos, coligações, com mediação feita pelo Ministério Público. 

Algumas das recomendações, durante a campanha, é que os candidatos evitem aglomerações, como comícios, caminhadas e carretas, e deem preferência às propagandas através do rádio e televisão ou online. Cabe ressaltar que, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi), os casos de contaminação pelo coronavírus no estado seguem em alta. 

“Nesse sentido, a ocorrência de carreatas e de quaisquer outros movimentos congêneres espalhados pelo município poderá resultar em uma indesejada aglomeração de pessoas, com riscos de severos danos à saúde pública”, ressalta o promotor do MP-PI, Glécio Paulino Setúbal.

O Piauihoje.com listou as cidades que já suspenderam por meio de decreto e/ou acordos os eventos.

Veja lista: 

01 - Fartura do Piauí

02 - Dirceu Arcoverde

03 - Bonfim do Piauí

04 - São Braz do Piauí

05 -  Várzea Branca

06 - São Raimundo Nonato

07 - São Lourenço do Piauí

08 - Coronel José Dias

09 - Dom Inocêncio

10 Cristino Castro

11 - Santo Antônio de Lisboa

12 - Geminiano

13 - Piracuruca

14 - Cocal

15 - Piripiri

16 - Barras

17 - Boa Hora

Lei Seca no fim de semana

O governador Wellington Dias anunciou nesta segunda-feira (19) o retorno da Lei Seca para este final de semana, a saber, sexta-feira (23), sábado (24) e (25) quando um esforço integrado das forças policiais do Estado estarão nas ruas fiscalizando o não consumo e proibição da venda de bebidas em locais abertos. 

A medida foi anunciada com o objetivo de frear o avanço do novo coronavírus, cujo índice de óbitos, transmissibilidade, novos pacientes e leitos ocupados voltou a crescer na duas últimas semanas.

Covid-19 no Piauí

Os casos confirmados no estado somam 107.580 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 2.314 e foram registrados em 179 municípios. Até agora, morreram 1.339 homens e 975 mulheres.

O que é o COVID-19

COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo coronavírus descoberto mais recentemente. Este novo vírus e doença eram desconhecidos antes do início do surto em Wuhan, China, em dezembro de 2019.

Como se proteger do coronavírus

- Lavar as mãos frequentemente por 20 segundos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel;

- Cobrir o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar;

- Evitar contato próximo (um metro de distância) com pessoas que não estejam bem;

- Ficar em casa e se isolar das outras pessoas que moram com você caso apresente os sintomas da doença.

Sintomas do COVID-19

Os sintomas mais comuns do COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem ter dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta, diarreia, perda do olfato e paladar. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente. Algumas pessoas são infectadas, mas não desenvolvem sintomas e não se sentem mal.

A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento especial. Cerca de 1 em cada 6 pessoas que recebe COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade em respirar.

As pessoas idosas e as que têm problemas médicos subjacentes, como pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes, têm maior probabilidade de desenvolver doenças graves.

Pessoas com febre, tosse e dificuldade em respirar devem procurar atendimento médico.

Quem é do grupo de risco

Idosos e pessoas com condições médicas pré-existentes (como pressão alta, doenças cardíacas, doenças pulmonares, câncer ou diabetes) parecem desenvolver doenças graves com mais frequência do que outros.

Serviço ao leitor

Baixe aplicativo Monitora Covid 19 através do Play Store ou Appe Store, localizando "Monitora Covid 19". Coloque nome, CPF e endereço no cadastro e você poderá falar com médicos de várias especialidades.

Pelo aplicativo Monitora Covid 19, você também poderá fazer consulta e ser atendido de forma virtual ou, se necessário, presencial qualquer dia da semana e qualquer hora, na rede de saúde publica e privada, em qualquer cidade do Piauí. O serviço funciona 24 horas.

Acesse

Para mais informações sobre a Covid-19 e como enfrentar a doença baixe e acesse link abaixo:

http://coronavirus.pi.gov.br

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: