Política

ANÁLISE

O que dizem as homenagens dos pré-candidatos à prefeitura no aniversário de Teresina? Veja

Análise sobre as homenagens prestadas pelos pré-candidatos que vão disputar a prefeitura de Teresina

Valciãn Calixto

Domingo - 16/08/2020 às 17:37



Foto: Montagem Piauihoje.com Pré-candidatos em Teresina deram o tom de suas campanhas com homenagens
Pré-candidatos em Teresina deram o tom de suas campanhas com homenagens

Pela História, a oral e a escrita, pelos problemas sociais e também as soluções para o desenvolvimento da cidade, o aniversário de Teresina é uma data importante e que rende sempre homenagens, protestos, discursos, 'textões', performances artísticas, análises, entre outras manifestações. 

Em ano eleitoral tudo isso ganha um peso maior. Os políticos, desde quem tem cargo, quem exerce mandato a quem vai disputar um, aproveitam o momento para explorar suas bandeiras e planos de governo.

Levando em conta os fatores citados acima é que a redação do Piauihoje.com conferiu as homenagens (e as resenhou) em vídeo publicadas pelos principais pré-candidatos à prefeitura de Teresina, sendo eles: Fábio Novo (PT), Fávio Abreu (PL), Dr. Pessoa (MDB) e Kleber Montezuma (PSDB).

Fábio Novo

Com foco em mudança, esperança e transformação, seja pelos girassóis ou pela presença da juventude, o vídeo divulgado pelo deputado estadual Fábio Novo traz ainda um trocadilho com seu nome. É que o parlamentar usou como tema a canção "Novo Tempo", de Ivan Lins, músico conhecido por diversas faixas de protesto contra a ditadura militar que aterrou o Brasil durante duas décadas.

No novo tempo, apesar dos castigos
Estamos crescidos, estamos atentos, estamos mais vivos
Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer

Entre as cenas positivas e alegres do vídeo, há também imagens denunciando problemas que afetam os teresinenses há décadas. Com uma flor de girassol, Fábio Novo dá um tapa na questão do saneamento básico, ou a falta dele. Teresina possui 30% da cidade saneada. É como se a atual gestão da prefeitura, que está há quase 30 anos no poder, tivesse saneado 1% da capital por ano desde que assumiu o governo municipal.

Fábio Abreu

O vídeo do deputado federal Fábio Abreu já começa tocando na ferida. Imagens mostram casas de taipa, ruas sem calçamento e novamente a falta do esgotamento sanitário e a mensagem fecha o combo. "Hoje é dia de aniversário para todos os teresinenses. Gente como a Lucilene, o Manoel, a Maria Antônia. Gente que nunca é convidada pra festa".

À medida que a narração vai acontecendo, o vídeo vai intercalando imagens do cotidiano de pessoas simples, que moram afastadas do Centro da capital ou da área nobre de Teresina, onde a vida é mais dura e as políticas públicas, de acordo com o vídeo, parecem demorar a chegar.

Curiosa é a cena na qual Fábio Abreu surge na metade do vídeo subindo uma ladeira. Dá a impressão de alguém buscando o alto, o primeiro lugar, o topo, mesmo com adversidades, talvez no ranking das pesquisas de intenção de voto. 


Dr. Pessoa

O vídeo de Dr. Pessoa possui menos efeitos, menos edições, é mais centrado, direto, objetivo e explora o pré-candidato. Ele aparece em 70% do material e é quem narra o próprio vídeo do começo ao fim, talvez para mostrar à população que é capaz de articular frases e orações sem comprometer o sentido da mensagem.

Com imagens aéreas da cidade, mostrando suas pontes, construções, rios e prédios históricos, Pessoa resgata a origem da capital desde sua transferência de Oeiras para Teresina. Sem nenhuma denúncia ou proposta, ele apenas parabeniza os 168 anos, reforçado pela frase escrita 'Teresina 168 anos', na cor vermelha, que por um acaso é característica do PT.


Kleber Montezuma

 A turma do marketing de Kleber Montezuma explorou bem a área da Educação, que desde cedo é o mote da campanha do ex-secretário municipal pelos índices alcançadas à frente da Semec.

Como o de Pessoa, o vídeo também é narrado pelo próprio Montezuma, com a diferença de que ele faz um paralelo entre sua trajetória e a história da capital. 

As imagens são lúdicas, focadas em pais e mães, uma vez que mostram Kleber com crianças da rede de ensino infantil. As fotos aparecem como maquetes usadas em salas de aula. Ele que é professor, diz: "Teresina foi minha grande professora", mostrando que mesmo com o grau alcançado, continua sendo aluno da vida.


Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: