Política

LUTO

Morre aos 100 anos o advogado e ex-presidente da OAB-PI Deusdedit Sousa

OAB emite nota de pesar e decreta luto oficial de três dias pela morte Deusdedit Sousa

Quarta - 02/03/2022 às 15:54



Foto: Divulgação Deusdedit Sousa
Deusdedit Sousa

Morreu nesta quarta-feira (02.03), aos 100 anos, o advogado piauiense Deusdedit de Sousa. Ele foi presidente da OAB/Piauí e havia completado 100 anos no dia 13 de fevereiro passado, quando foi homenageado pelos colegas. 

Deusdedit era pai do ex-deputado federal e ex-ministro João Henrique de Almeida Sousa, atual secretário de Planejamento da Prefeitura de Teresina.

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, manifestou pesar pela morte do seu membro honorário vitalícios. O presidente da entidade, Celso Barros Coelho Neto, decretou luto oficial de três dias na instituição.

Deusdedit Sousa nasceu em Amarante. Era contador e advogado, tendo sido presidente da Seccional Piauiense da OAB, entre fevereiro de 1985 e janeiro de 1987, fazendo uma magnífica gestão. 

Na Presidência da OAB-PI, Deusdedit liderou ações inovadoras, como inaugurar o auditório da seccional e realizar vários eventos, dentre eles o Primeiro ENAD, em 1986, um encontro dos advogados piauienses, sendo um marco histórico na atuação da Seccional.

Aos cem anos, ele foi o primeiro a atingir o centenário na história da Seccional piauiense. O advogado trabalhou por décadas na área de Direito Cível, era Procurador do Estado do Piauí aposentado, prestou relevantes serviços para a sociedade piauiense e ocupou diversos cargos públicos.

O trabalho realizado por Deusdedit na OAB-PI está imortalizado na construção da sede da Seccional. Foi na gestão comandada por ele que a instituição conquistou o prédio onde fica localizada até hoje.

O presidente Celso Barros Neto recebeu com tristeza a notícia da morte de Deusdedit Sousa. "Ele completou 100 anos agora, recentemente, no dia 13 de fevereiro. Fizemos uma homenagem, gravamos um vídeo com ele há poucos dias e a sua alegria era cativante! Tínhamos esperança em tê-lo conosco no dia, mas ele já estava hospitalizado. Foi um grande líder, é uma referência para advocacia piauiense", afirmou o presidente da Seccional Piauí.

Deusdedit Sousa era viúvo de Elita Raulino, e deixa três filhos: João Henrique, Jorge Sousa e Eneide Sousa. O velório vai acontecer nesta quinta-feira (03/03) na sede da OAB-PI. O sepultamento está previsto para ocorrer às 11h.

PMT emite nota de pesar

A Prefeitura de Teresina decreta luto oficial de três dias pelo falecimento do advogado, ex-presidente da OAB-PI, Deusdedit Sousa, pai do secretário municipal de planejamento, João Henrique Sousa, aos 100 anos de idade.

Advogado atuante e conhecido por sua luta em defesa da democracia e pelo fortalecimento da advocacia, dr. Deusdedit deixa um nobre legado profissional e pessoal.

O prefeito Dr. Pessoa se solidariza com a família e amigos enlutados ao tempo em que expressa condolências a todos.

O velório de Dr. Deusdedit ocorre nesta quinta-feira (03), na sede da OAB-PI.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: