Política

TERESINA

Major do Exército é preso por desobedecer recomendação e fazer postagens sobre Bolsonaro

O militar foi preso em Teresina por desobediência, descumprindo o artigo 163 do Código Penal Militar

Da Redação

Terça - 10/05/2022 às 10:42



Foto: Arquivo pessoal Major Costa Araújo
Major Costa Araújo

O major João Paulo Costa Araújo, do Exército Brasileiro, foi preso em Teresina depois de desobedecer uma recomendação da Procuradoria de Justiça Militar e se manifestar publicamente sobre sua posição política. O major Costa Araújo, 41 anos, foi preso pelo crime de desobediência e a decisão é do juiz federal, Rodolfo Rosa Talles Menezes, da Auditoria da 10ª Circunscrição Judiciária Militar, com sede em Fortaleza (CE).

 O militar foi preso na quinta-feira (05) e somente agora o caso veio à tona depois do major Diego Melo, da Polícia Militar do Piauí, se manifestar a favor do major Costa Araújo. Para determinar a prisão do militar, o juiz ressaltou que João Paulo Costa Araújo usou seu perfil nas redes sociais para fazer política e participar de manifestações. Ele é apoiador do presidente Jair Bolsonaro.

O major Diego Melo também disse que a prisão do major Costa Araújo é totalmente abusiva. "Infelizmente ele está preso, tem uma filha pequena, criança,  seu casamento está marcado para o próximo sábado e ele está vivendo essa situação constrangedora porque fez publicações favoráveis ao presidente Bolsonaro. Todos os membros das forças armadas, pelo amor de Deus parem com isso! Até quando? Será se ele tivesse elogiado o Lula, ele estaria preso? Acredito que não", disse Diego Melo.

Veja o vídeo do major Diego sobre a prisão do colega major Costa Araújo:


O major Costa Araújo é pré-candidato a deputado federal pelo PL e está recluso no 25ª Batalhão de Caçadores, em Teresina. A prisão dele foi baseada no artigo 163 do Código Penal Militar, que determina prisão se houver recusa a obedecer a ordem do superior. Na sentença,  o juiz afirma que o militar desobedece a Procuradoria Geral de Justiça Militar, que recomendou que o militar se abstenha de fazer postagem política e participe de atos políticos e de manifestações.

No perfil do major Costa Araújo, no Instagram, tem várias publicações que manifestam apoio e elogios ao presidente Bolsonaro.  O major é filho do ex-vice-prefeito de Campo Maior, João Alves Filho.

 A defesa do major Costa Araújo classifica que a prisão como “uma decisão mais política que de cunho efetivamente disciplinar”. A defesa informou que vai recorrer da decisão ao Superior Tribunal Militar. O caso corre em segredo de justiça.

A assessoria de comunicação do 25º Batalhão de Caçadores comunicou que vai emitir uma nota oficial sobre o caso. 

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: