Política

REUNIÃO INTERNACIONAL

Lula participa de cúpula da Comunidade do Caribe

Lula também irá se reunir com o presidente da Guiana, Irfaan Ali, para discutir sobre a crise entre o país e a Venezuela pelo território de Essequibo

Da Redação

Quarta - 28/02/2024 às 11:36



Foto: Pedro Ladeira / Folhapress Lula (PT) em evento no Planalto
Lula (PT) em evento no Planalto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa, na tarde desta quarta-feira (28), do encerramento da 46ª Cúpula de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (Caricom), como convidado especial. O presidente também terá agenda nesta quinta-feira (29) com o presidente da Guiana, Irfaan Ali, para discutir sobre a crise entre o país e a Venezuela pelo território de Essequibo. 

O presidente foi acompanhado dos ministros:

  • Simone Tebet, do Planejamento,
  • Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos,
  • Renan Filho, dos Transportes,
  • e Waldez Góes, do Desenvolvimento Regional.

Lula ainda irá se encontrar com a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley, e com o presidente do Suriname, Chan Santokhi, para tratar de temas relativos à energia e integração da infraestrutura física e digital.  

Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a presença de Lula na cúpula permitirá um “novo impulso às relações do Brasil com os países caribenhos”. No encerramento da Caricom serão discutidos temas como desenvolvimento sustentável e segurança alimentar.  

As prioridades brasileiras no evento são a luta contra a desigualdade, a fome e a pobreza, o enfrentamento das mudanças climáticas, com foco na transição energética, a promoção do desenvolvimento sustentável e a reforma das instituições de governança global, temas abordados anteriormente no G20, sediado no Brasil neste ano. 

Após participar do evento, Lula viaja para São Vicente e Granadinas, pequeno país caribenho, onde participará da abertura da 8ª cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que será realizada na capital do país, Kingstown, na próxima sexta-feira (1). 

Sobre a Caricom 

No primeiro semestre de 2024, A Guiana exerce a presidência da Caricom, estabelecida em 1973, com o objetivo de promover a integração econômica, o desenvolvimento social, a coordenação da política externa e a cooperação em segurança entre seus membros. 

A cúpula é oficialmente integrada por 15 países: Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Dominica, Granada, Guiana, Haiti, Jamaica, Montserrat, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Suriname e Trinidad e Tobago. 

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: