Política

NOVO MINISTRO

Lewandowski assume Ministério da Justiça nesta quinta-feira (01)

A transição foi iniciada no dia 23 de janeiro deste ano, e concluída no dia 31 do mesmo mês

Da Redação

Quinta - 01/02/2024 às 08:43



Foto: Reprodução Flávio Dino e Ricardo Lewandowski
Flávio Dino e Ricardo Lewandowski

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, vai assumir oficialmente o Ministério da Justiça nesta quinta-feira (01). Lewandowki vai ficar no lugar de Flávio Dino, que foi nomeado para um lugar no STF. 

A transição foi iniciada no dia 23 de janeiro deste ano, e concluída no dia 31 do mesmo mês. Em uma entrevista coletiva, Dino ressaltou que repassou ao novo ministro as informações estratégicas de cada área, desde Cidadania e Direitos do Consumidor até temas de segurança. 

De acordo com Flávio Dino, em relação aos projetos que Lewandowski dará sequência na pasta, o destaque foi a letalidade policial e o uso das câmeras corporais como um dos projetos que deseja ver avançar. 

“Nós já tivemos uma diminuição em 2023 (da letalidade policial), depois, no momento próprio, a nova equipe vai apresentar dados da letalidade policial no Rio de Janeiro, por exemplo, que são dados importantes de redução num certo período”, afirmou. 

Lewandowski possui uma extensa trajetória acadêmica, tendo se formado em Ciências Políticas e Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo em 1971. Além disso, obteve o título de Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo em 1973. O magistrado é mestre (1980), doutor (1982) e livre-docente em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1994).  

Atualmente, Lewandowski é ministro do Supremo Tribunal Federal, tendo sido nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Sua carreira inclui a presidência do STF e do Conselho Nacional de Justiça no período de 2014 a 2016, bem como a presidência do Tribunal Superior Eleitoral de 2010 a 2012. Durante esse período, coordenou as eleições gerais de 2010, destacando-se pela defesa da constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa. Além disso, Lewandowski exerceu interinamente a Presidência da República Federativa do Brasil por três dias em setembro de 2014. 

Fonte: Gov.br

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: